Ano dos Cruzeiristas começou com evento cultural no Jantar de março

O ano começou para o Grupo dos Cruzeiristas nesta quarta-feira com um evento cultural ligado à náutica.  A cineasta e escritora Isabella Nicolas veio ao Clube para a exibição do documentário Mar Me Quer que conta a trajetória desde os primórdios da navegação no Brasil e sobre o esporte da vela até os dias de hoje. No mesmo evento houve a sessão de autógrafos do filme que virou livro.

No salão social as 40 pessoas presentes ao encontro fizeram vários elogios as obras da diretora carioca e aproveitaram para um rápido bate-papo com ela. Após teve início o jantar dos Cruzeristas, o primeiro do ano e também a estreia do cruzeirista Olavo Torres como cozinheiro. O cardápio foi “Pato ao Floresta Negra”, receita tirada do livro gastronômico de um dos mais tradicionais restaurantes de comida alemã em Porto Alegre no passado. “Procurei algo ligado a história dos formadores do Clube”, disse Olavo. (Acesso mobil veja todas a fotos aqui)

 

O Mãe Vinícius Magalhães leu a ata da reunião anterior que foi de dezembro de 2016. As atas históricas de 1968, foram duas dessa vez: uma sobre festividade e a outra do encontro do mês de setembro, lidas por Olavo. O Mãe saudou o cruzeirista Fernando José presente ao jantar que na próxima semana comemorará os seus 95 anos e também comentou sobre o falecimento do associado Lincoln Ganzo Castro, uma pessoa admirada dentro do clube e um velejador de muitas façanhas.

O Comodoro Eduardo Ribas falou sobre os eventos esportivos, como o Sul-americano de 470, a Copa Brasil de Vela e a Copa Brasil de Vela Jovem no Veleiros do Sul. Destacou as duas duplas olímpicas do clube, 470 masc. e Nacra 17, que conquistaram as vagas da Equipe Brasileira de Vela 2017, da CBVela. E também a nova geração que alcançou bom desempenho nas duas competições. “Eles mostraram grande potencial e logo estarão entre os principais nomes da vela”. Ribas recordou o Velejaço Noturno com participação de 32 barcos e mais de 300 velejadores nas tripulações. “É uma maravilha ver isso numa regata no meio da semana”. E também mencionou a agenda social.

O encontro dos Cruzeiristas teve a presença do comandante da Capitania Fluvial de Porto Alegre, o Capitão de Mar-de-Mar e Guerra Amaury Marcial Gomes Jr e sua esposa Margarete.  O comandante disse de sua satisfação em participar pela primeira vez do Jantar dos Cruzeiristas e parabenizou Isabella pelo filme Mar Me Quer. “ Ele transmite a mentalidade marítima que tanto desejamos para o país”. Ele também fez um breve relato das atividades da Capitania no estado.

Outras pessoas presentes falaram no final do jantar. Carla Splettstösser lembrou a todos da Aula Inaugural do semestre na Escola de Vela Minuano neste fim de semana. O cruzeirista Carlo de Léo contou sobre sua navegada com o seu veleiro até Florianópolis neste verão e o retorno para o Sul. Carlo fez um convite aos comandante para a Regata Porto Alegre – Pelotas que largará do Clube no dia 7 de abril. Henrique Ilha e o comodoro Ribas também contaram sobre a participação do Veleiros do Sul nos 50 anos do Encontro da Vela de São Lourenço do Sul, em fevereiro.

Ao término do Jantar teve o brinde Cruzeirista com uma rodada de  “Nikolachka” , paga pelo Olavo Torres, acompanhada pelo tríplice “Hipp, hipp, hurra” sob o comando do Ministro do Chope Henrique Ilha. O próximo cozinheiro será Paulo Hennig.