Cerimônia de assinatura do protolo do Centro Cultural Engenho S. Antônio foi realizado na sexta em Barra do Ribeiro

O ato de assinatura do protocolo de intenções para a constituição do Centro Cultural Engenho Santo Antônio em Barra do Ribeiro foi celebrado ontem à tarde no auditório da Fábrica de Gaiteiros do Instituto Renato Borghetti. Presentes ao evento estavam a Comodoria do Veleiros do Sul e associados, prefeito e vice-prefeito do município, vereadores, deputados estaduais, autoridades militares, empresários, Ministério da Cultura e membros da população local.

O Comodoro Eduardo Ribas na abertura do evento falou sobre a abrangência do projeto que abrigará a subsede do Veleiros do Sul porque visa o desenvolvimento turístico, econômico, cultural e social do município. Ele contou um pouco de como foi construído esta ideia.

“ A Administração da Barra do Ribeiro havia nos oferecido uma área para a construção de uma subsede do Clube. No entanto ao visitar a cidade conheci o prédio antigo do Engenho Santo Antônio desativado à beira do Guaíba e percebi que poderíamos fazer algo maior e não só para o Veleiros do Sul, mas um empreendimento para toda a população. Foi assim que fomos idealizando o Centro Cultural que contará com uma escola profissionalizante, comércio, e serviços, que certamente dará outra dinâmica a cidade e revitalizará uma parte do seu centro que estava sem uso”.

 

O Comodoro Ribas também ressaltou que para isso foi necessário buscar os parceiros certos na iniciativa privada e os agentes públicos que compreenderam que o projeto é voltado para toda a comunidade.  O prefeito Jair Machado disse que aquele ato era um momento importante para a Barra do Ribeiro e contou uma pequena história entre um menino e um pescador para mostrar a motivação de todas pessoas que acreditam nos seus ideais e na busca de um mundo melhor.

O representante das famílias Garcia e Lazzarotto proprietárias da área do Engenho Santo Antônio, José Terra Lopes também comentou sobre transformação do engenho num Centro de Cultura que irá irradiar benefícios para a população da Barra e da satisfação de estarem juntos nessa parceria. O Diretor da CMPC Celulose Riograndense, Valter Lídio Nunes manifestou sobre a participação no Centro Cultural, destacando a escola de ensino profissionalizante, a busca do desenvolvimento social que faz parte da visão adotada pela empresa, assim como em outros projetos sociais onde estão presentes.                       

No evento ainda falaram os deputados Lucas Redecker (PSDB), Catarina Paladini (PSB), Tiago Simon (PMDB), o comandante da Capitania Fluvial de Porto Alegre, Capitão de Mar-e-Guerra Amaury Marcial Gomes Jr., o Coordenador de Operações da Catsul – Travessia do Guaíba, André Luiz Bolzan e o Diretor Regional do Ministério da Cultura Álvaro Franco.

No final do evento ocorreu a assinatura do documento entre o Veleiros do Sul, Engenho Santo Antônio e Prefeitura Municipal de Barra do Ribeiro, representados por Eduardo Ribas, Armando Chaves de Garcia Filho, José Antônio Terra Lopes, Jair Machado e José Carlos Salomon.  Logo após todos se dirigiram da sede da Fábrica de Gaiteiros para os prédios do Engenho Santo Antônio, onde foi realizado um ato simbólico com o empilhamento de tijolos que representou a união na construção social para o município e que teve à benção do padre da cidade.

Saiba mais sobre o Centro Cultural Engenho Santo Antônio, clique aqui