Grupo de associados do VDS navegou no NVe Cisne Branco em Porto Alegre

Por Eduardo "Dudi" Scheidegger Jr.

A Marinha do Brasil convidou algumas autoridades e sócios dos clubes náuticos de Porto Alegre para uma velejada na segunda-feira, dia 23, no Navio Veleiro Cisne Branco pelo rio Guaíba sendo a apresentação no cais central até às 08h15min e saída prevista para às 9 horas, o que ocorreu praticamente dentro do previsto. Um rebocador auxiliou a desatracar e o NVe saiu a motor até a altura do Parque Harmonia, quando a tripulação içou quarto genoas com vento de través fraco, para dar uma sensação de velejada, porém mantendo ligado o motor em toda a navegada.

 

O NVe ainda seguiu até a altura do Veleiros do Sul, onde realizou uma manobra de cambada e retornou em orça a vela e motor até o Gigante da Beira Rio, quando arribou, sempre navegando dentro do canal em direção à Usina do Gasômetro, que foi alcançada por volta das 11h30min. Nesse momento a tripulação baixou as vela e antes de atracar, realizou um brado aos visitantes que estavam a bordo.
Atracamos de volta ao porto apenas com o próprio motor do navio e desembarcamos aproximadamente ao meio dia, quando agradecemos ao comandante do navio, CMG João Alberto de Araújo Lampert, pela oportunidade de conhecermos parte dos procedimentos de uma velejada presentes a bordo, e ao comandante da Capitania Fluvial de Porto Alegre, CMG Amaury Marcial Gomes Junior, que também teve a oportunidade de estrear numa velejada com o NVe Cisne Branco. O vice-comodoro Social Gustavo Geyer presenteou o comandante do Cisne Branco com o livro fotográfico do Veleiros do Sul que ficará a bordo.