Flotilha de OP do VDS-CBC compete no Brasileiro da classe em Vitória no início de janeiro
A flotilha Minuano disputará a Copa Brasil de Estreantes e o 45º Campeonato Brasileiro de Optimist de 04 a 14 de janeiro no Iate Clube do Espírito Santo, em Vitória. O time do Veleiros do Sul contará com a participação de 20 timoneiros, 12 na veteranos e oito na Estreante e todos competirão com barcos adquiridos em 2015 por meio do convênio 4 do Edital 1, da Confederação Brasileira de Clubes (CBC), além de dois botes de apoio.
Na delegação do Veleiros do Sul em Vitória também fazem parte três técnicos, um team líder e capitão de flotilha. Pela segunda vez a flotilha do VDS usará barcos, equipamentos e matérias do convênio com CBC. A primeira foi em janeiro no Brasileiro de 2016 em Florianópolis.
Desde o funcionamento do convênio com a CBC a flotilha Minuano teve um crescimento de 40% em 2016, graças aos 25 barcos completos e mais materiais recebidos em dezembro de 2015 que proporcionou a entrada de novos velejadores.
E a projeção para 2017 é de maior expansão nas flotilhas devido a aquisição dos 40 barcos Optimist que já chegaram ao clube neste fim de ano, integrantes do Convênio 51, Edital 5. Este projeto também contemplou quatro botes motorizados que serão empregados na Escola de Vela Minuano e nas flotilhas de OP.
Atualmente o Veleiros do Sul é o maior beneficiário dos projetos conveniados da CBC, entre os clubes náuticos do Brasil.
A delegação do VDS em Vitória
Veteranos
Lucas Stolf, Luan Dullius, Alexandre Becker, Fernando Rocha, Guilherme Becker, Pedro Mueller, Letícia Santos, Gabriel Rimoli, Erick Carpes, Leonardo Caminha, Gustavo Glimm, Germano Becker, e Maria Eduarda Claudino.
Estreantes
Pedro Mueller, Antônio Claudino, Giovanna Balbão, Maria Eduarda Claudino, Martin Delgado, Antônio Paglioli, Bernardo Paglioli e Pedro Henrique Duarte.
Técnicos
Geison Mendes (Veteranos), Cássio Lutz do Canto e Ana Barbachan (Estreantes)
Team líder
Mauro Ferreira
Capitã de Flotilha
Lígia Becker