Equipe Marinha do Brasil vence Copa Reis da Vela, Vento da Varanda

O tempo não quis colaborar neste domingo e a primeira Copa Reis do Vento, Vela e Varanda de Elliott foi encerrada com o cancelamento da etapa Match Race. Vencedores das disputas em flotilha da primeira fase, a equipe Marinha do Brasil de Geison Mendes, Ana Luíza Barbachan e Daniel Mueller foram os campeões do evento.

No início da manhã tudo dava a entender que as regatas transcorreriam sem problemas. Por volta das 11h as equipes foram para a raia, defronte ao clube. A comissão de regatas até conseguiu realizar algumas disputas de match race, chegando às oitavas de finais, mas por volta das 12h o vento sumiu por completo e as quartas de finais não puderam ser concluídas. As disputas já realizadas não tiveram os resultados contabilizados e foram anuladas. Foram premiados os três primeiros lugares da fase de flotilha. A equipe da Marinha do Brasil foi a vencedora, o time de Samuel Albrecht, Gustavo Thiesen e Frederico Sidou foi o vice-campeão e a equipe de Philipp Grochtmann, Rodolfo Streibel e Marcelo Galicchio ficou em terceiro.

A Copa Reis do Vento foi um evento sem precedentes que reuniu os velejadores do clube em todos os níveis, profissionais e amadores, iniciantes e avançados, jovens e experientes, sob três pilares. Todos atuaram ativamente cooperando (atuando como umpires), preservando (reativando, limpando e fazendo a manutenção dos Elliots) e confraternizando, promovendo a união e o espírito de equipe, marca dos velejadores do Veleiros do Sul. Idealizador do evento, o velejador Olímpico Samuel Albrecht afirmou que embora não se tenha concluído as regatas programadas, os objetivos do evento foram plenamente atingidos. "Tínhamos o interesse de movimentar o Clube. Temos os barcos, material e o pessoal. Quem veio de campanha olímpica ou para quem tava afastado da vela era uma forma de trocar experiências e praticar. Todos com o mesmo interesse de velejar. Para o iniciante ou mesmo para quem é profissional na vela, esse trabalho de base é importante, porque esse treino faz diferença lá na frente. A gente tendo uma boa base, bons parâmetros, boa competição faz com que os velejadores de ponta se destaquem nas horas decisivas. E mesmo para quem é iniciante ou não tem grandes aspirações é uma ótima oportunidade de adquirir experiência e trocar informação. Todo mundo se divertiu bastante, o resultado foi bom e fica um gostinho para que logo façamos outro evento como esse.

Na premiação o campeão Geison Mendes destacou a colaboração entre os velejadores em todos os níveis e no bom uso e preservação dos barcos do Clube e o ex-comodoro Cícero Hartmann destacou a beleza do evento com a participação efetiva que misturou jovens e experientes na convivência e troca de conhecimento.