Festa dos 82 anos do VDS teve homenagens e posse da Comodoria reeleita para 2017/2018

Na entrada do saguão social do Clube painéis com fotos antigas passaram o sentimento de comemoração da noite de sábado. A edição dos 82 anos do Veleiros do Sul não foi só festa, mas também momento de homenagear as conquistas esportivas do Clube durante o ano e também a posse da Comodoria reeleita para o biênio 2017/2018. Associados e convidados participaram do jantar no salão social que estava muito bem decorado e também puderam desfrutar do lounge, montado no pátio em frente varanda, a agradável noite para conversas ao ar livre. A celebração contou com o apoio da Concessionária Honda Kaizen RS.

 

A parte solene da noite teve início com o mestre de cerimônia Alex Luiz que em nome da Comodoria saudou a todos os presentes. Eduardo Ribas acompanhado de seu vice-esportivo Diego Quevedo realizou a entrega dos Destaques Esportivos do Clube em 2016 que tradicionalmente ocorre nesta data. Nesse ano foram premiados:

Destaque Oceano

Comte. Eduardo Plass: primeiro colocado na Regata Santos – Rio com o veleiro Camiranga, primeiro colocado na ORC Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha, ao estabelecer novo recorde, regata de 298 milhas em 19h56m40s (tempo do antigo recorde 20h26m37s) que pertencia a ele mesmo. E pela vitória no Circuito Rio com o Soto 40 Crioula 29.

Destaque Monotipos

Guilherme Schramm Roth: Vice-campeão Pré-Master no Campeonato Mundial de Laser no México.

Destaque Vela Base

Flotilha Minuano de Optimist: Os resultados da flotilha e a sua intensidade foram tão significativos em 2016 que o Veleiros do Sul premiou os seus 20 velejadores integrantes, numa forma de reconhecimento à toda flotilha. E também aos técnicos que com dedicação e apoio do clube formaram uma equipe vencedora:

Juan Sienra, Geison Mendes Dzioubanov, Magali Damitio e Caroline Boening.

Destaque Vela olímpica

Samuel Reis Albrecht: Por ter representado o Veleiros do Sul na Equipe brasileira que competiu nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Samuca participou na classe Nacra 17 Misto com Isabel Swan e terminou em 10º lugar.

Em seguida a premiação do Destaques, foi realizado o descerramento das placas alusivas aos feitos esportivos continentais, mundiais e olímpicos em nossa galeria de honra.

Samuel Reis Albrecht pela conquista da vaga olímpica do Veleiros do Sul na Rio 2016 e também pelo título no Sul-americano na classe Nacra 17.

Nelson Horn Ilha, Manfredo Flöricke e Gustavo Ilha pelo vice-campeonato Mundial, conquistado na classe Soling em Kingston, Canadá.

Cícero Hartmann, Flávio Quevedo e André Renard pelo tetracampenato no Sul-Americano na classe Soling em Porto Alegre no Veleiros do Sul.

Após as homenagens foi o momento da posse da Comodoria e do Conselho Fiscal para o biênio 2017 e 2018. O presidente do Conselho Deliberativo Newton Roesch Aerts passou o timão ao comodoro reeleito Eduardo Ribas, ato que simboliza a condução do Clube. Newton ressaltou o excelente trabalho da Comodoria nos últimos dois anos, mesmo com as dificuldades enfrentadas no país. E ainda destacou que estava seguro da continuidade da boa administração do Clube por esta comodoria.

Com Eduardo Ribas estavam presentes os vices-comodoros que permanecerão no próximo biênio.Na vice-comodoria Esportiva Diego Quevedo; Social Luiz Gustavo Geyer de Oliveira; Patrimônio André Huyer e na Administração Renato Poy da Costa e o Ouvidor Eduardo Scheidegger Jr Também participaram da posse, o ex-Prefeito da Ilha Chico Manoel, Luiz Morandi e o novo, Carlo de Léo.

Eduardo Ribas agradeceu pela confiança e unanimidade de votos do Conselho Deliberativo que o reelegeu. O comodoro chamou à frente do salão social as esposas de todos os membros da Comodoria para serem homenageadas. “ Sem o apoio e participação delas não conseguiríamos realizar esse trabalho. Ribas dispensou o seu discurso que havia preparado, preferiu falar de improviso e colocou nas suas palavras o seu sentimento de por que ser Comodoro do clube: as razões de coração. E fez uma comparação ao trabalho de jardinagem. " Somos como um jardineiro e vive a plantar e cuidar dos seus canteiros", disse Ribas, sendo aplaudido pelos presentes na festa.

E para finalizar a posse veio o momento de cantar “parabéns a você”, soprar as velas e todo o salão brindar com espumante o querido aniversariante. Na continuidade veio o show banda Nacional Kid que movimentou a pista com seu playlist de músicas que empolgaram os presentes e finalizando à noite o DJ Paulinho Sabóia manteve a alegria da festa.

Comemorações seguem até terça

Ainda como parte da programação de aniversário de 82 anos do VDS, na terça-feira a partir das 19h30 ocorre a cerimônia de Aposição Floral no busto do Almirante Tamandaré, com a presença da Marinha do Brasil. A cerimônia cívica homenageia o Dia do marinheiro e o patrono da Marinha.

Na quarta-feira é dia de Velejaço Noturno, edição 82 anos do VDS. A expectativa é de tempo bom e raia cheia!