Jantar dos Cruzeiristas encerrou 2016 com grande presença de mulheres e batismo de novos integrantes

O Jantar de encerramento do ano dos Cruzeiristas teve “casa cheia”, grande comparecimento das mulheres, batismo de novos integrantes, histórias divertidas e muito bom-humor. O cozinheiro escalado foi o próprio Mãe do Grupo, Luiz Vinícius Magalhães que veio acompanhado da esposa Bruna. Porém Vinícius fez questão destacar que ele foi apenas o auxiliar do cozinheiro chefe Gelci Gomes, da Barcelos Gastronomia, responsável pela deliciosa Caldeirada de frutos do mar, muito apreciada por todos, a quem chamou para receber aplausos dos presentes.

O Mãe leu a ata do encontro de novembro e agradeceu ao Ministro do Chope, Henrique Ilha, por ter dirigido a reunião. Logo após o cruzeirista decano Jorge Vidal foi convidado para ler a ata histórica, de 1968. Vidal, com sua longa vivência entre os cruzeiristas e proeminente contador de histórias, ao ler ata citava nomes e apresentava quem eram as pessoas mencionadas no texto. Foi um momento muito divertido que levou muita gente as gargalhadas. Vidal também agradeceu as mulheres por terem vindo ao jantar “Avec” , prestigiando o Grupo dos Cruzeiristas.

 

A noite também contou com o batismo de três novos Cruzeiristas. O Rei Netuno (Ricardo Habiaga) veio do fundo mar para aprovar os candidatos e dar a sua benção, acompanhado do auxiliar (Manfredo Flöricke). Como rege a tradição, primeiramente os batizados fizeram as provas de nós para receberem os certificados e os nomes de batismo. Os aprovados foram: João Antônio Ritzel Remédios (Sardinha), Gustavo Geyer de Oliveira (Piracanjuba) e Gustavo Canal Thiesen (Neon).

O Comodoro Eduardo Ribas falou aos presentes sobre a comemoração dos 82 anos do Veleiros do Sul que abre nesta sexta-feira e segue até o dia 14, na próxima quarta-feira. A festa de aniversário no sábado, as regatas sábado e domingo, a aposição floral no dia 13 – data da fundação do clube e Dia do Marinheiro, e o Velejaço Noturno, na quarta-feira. Ele também lembrou que o cruzeirista Jorge Vidal receberá no dia 13 no Comando do 5º Distrito Naval em Rio Grande a Medalha Mérito Tamandaré.

Ribas ressaltou os 70 alunos da Escola de Vela Minuano que serão diplomados no fim de semana e o que isso representa para o Veleiros do Sul, a “força de espírito de um clube de vela”. O comodoro disse ainda que gostaria de ver “os jovens e a velha guarda” reunidos nas comemorações dos 82 anos do VDS.

Gustavo Thiesen também foi convidado para falar em nome dos novos cruzeiristas e sobre a flotilha de 470 do Veleiros do Sul. Ele contou sobre a programação de competições e a difusão da classe olímpica no clube. No final do jantar, outros presentes também fizeram seus apartes. O Grupo dos Cruzeiristas entra em recesso de verão e os jantares voltarão a partir de março, já com cozinheiro escalado, o Olavo Torres.