Nesta sexta, 19h, VDS recebe navegador Nicolas Paura para palestra
Fazer do mar o seu solo e das estrelas o seu teto. Motivado pelas palavras de Jorge Luis Borges o jovem argentino Nicolas Paura saiu de casa para percorrer o mundo em um barco Lightning aos 23 anos em 1978. Em 1979 chegou a Porto Alegre onde foi acolhido pelos velejadores dos clubes da Capital. No Veleiros do Sul conheceu Boris Ostergren que lhe dou estais para que seguisse viagem rumo ao Rio de Janeiro e do Clube dos Jangadeiros recorda-se da hospitalidade de Edmundo Soares. Além da acolhida, a recepção em Porto Alegre lhe deu a confiança que precisava para seguir caminho até Angra dos Reis onde permaneceu por cinco anos e construiu sozinho um barco e deu a volta ao mundo parando em 128 portos.
Passados 37 anos da visita que o motivou, Paura retorna a Porto Alegre como forma de agradecimento com o seu livro Un vagabundo del Mar (Veinte años de felicidad en el mar) para doar um exemplar ao clube como agradecimento. "Vim retribuir porque sou agradecido pelo incentivo, pelo respeito que tiveram com um aventureiro e por terem me permitido encontrar a felicidade, porque encontrei a felicidade fazendo o que eu amava e graças à ajuda que me deram. Me vi na obrigação moral e espiritual de voltar e retribuir com a minha presença e com meu livro." Paura também quer reencontrar o amigo Luiz Bardou que o acolheu no Saldanha da Gama em Pelotas, de quem também não esqueceu após tantas aventuras em mais de uma centena de portos pelo mundo.
Paura será recebido pelo clube na próxima sexta no Salão Social às 19h para um talk com os associados e convidados que queiram ouvir, trocar experiências e conhecer um pouco mais das histórias do navegador argentino.
"Quero transmitir a minha experiência e conhecimento de navegador e aventureiro e incentivair a quem quer fazer o mesmo e buscar a sua felicidade, porque isso é possível no mundo náutico. O mundo náutico é muito solidário, especialmenteador em solitário, o mar é duro, mas o calor humano é fundamental".