Vela Jovem do VDS fez boa participação na Copa da Juventude 2016

No Rio de Janeiro foi encerrada nesta tarde a Copa da Juventude 2016. A competição selecionou os representantes brasileiros para o Mundial da Juventude na Nova Zelândia em dezembro. O Veleiros do Sul foi bem representado pelo time da Vela Jovem nas classes 420 e Laser Radial, levando às águas cariocas a maior representação do clube em todas as edições. Apenas uma regata foi disputada nesta sexta-feira.

As condições foram avaliadas com difíceis e atípicas, com vento fraco e muita corrente. "Velejamos com velocidade, porém alguns erros nos levaram a perder posições, o que em uma seletiva custa caro, mas embora não tenhamos conseguido vaga, sabemos que fizemos um grande trabalho, e agora para a próxima edição da competição que será disputada em abril de 2017 em Pernambuco teremos todo o aprendizado desta Copa". avaliou o head coach do VDS Juan Ignacio Sienra. 

No Laser Radial Masculino, Marcelo Gallicchio foi o destaque ao conquistar o quarto lugar com 38 pontos perdidos. Em duas das nove disputas, Gallicchio fez o segundo lugar. "Nas boias, sempre chegou entre os três primeiros", disse Juan. Francisco Ruschel foi o 14º lugar e Pedro Buso (LIC) que acompanha a flotilha, om 16º. A vaga ficou com o gaúcho João Emílio Vasconcello (CDJ). Confira a súmula do Laser.

No 420, o VDS também conquistou o quarto lugar com a dupla Tiago Quevedo/Erik Hoffman com 38 pontos perdidos também. Gabriel Lopes/Pedro Corrêa  vieram em seguida com o quinto lugar (46 pontos) e Rafael Servaes/Gabriel Autran ficaram em décimo lugar com 77 pontos. A dupla Gustavo Abdulklech e Pietro Geromini do ICRJ ficou com a vaga. Veja a súmula do 420.

No retorno, o técnico fará um análise e planejamento com a equipe para chegar com um bom preparo à próxima edição. "Os velejadores estão felizes por saberem que fizeram um bom trabalho estão com o sentimento de dever cumprido por saberem que nem sempre se ganha, mas se pode aprender muito em um campeonato", complementou o técnico salientando que o desempenho positivo das equipes de Vela Jovem se devem a muito treino e ao projeto o Formação Olímpica I possibilitado pelo convênio com a Confederação Brasileira de Clubes (CBC).

A Copa da Juventude foi realizada pelo Iate Clube do Rio de Janeiro e pela Confederação Brasileira de Vela.