Gustavo Glimm é vice nos Estreantes e Flotilha Minuano brilha na Semana de Buenos Aires

Fotos: Cláudio Cambria Ojo Náutico/SBA

Terminou ontem no Yacht Club Argentino a Semana de Vela de Buenos Aires. O campeonato contou com 1100 velejadores e 770 barcos da Argentina. Chile, Uruguai, Brasil, Estados Unidos, Paraguai e Peru e o Veleiros do Sul esteve presente com a Flotilha Minuano nas classes Optimist Veterano e Estreante. Estreantes que mais uma vez mostraram desenvoltura ao superarem o bom desempenho da última edição conquistando o vice-campeonato estreante com Gustavo Glimm.

  

Gustavo Glimm destacou-se durante toda a competição, vencendo duas regatas e se mantendo nos três primeiros lugares em seis das dez regatas disputadas. Alexandre Becker também conquistou uma medalha ao chegar no top 20 com o 17º lugar. Fernando Rocha foi o 36ª e Letícia Silva a 75ª dos Estreantes. Henrique Becker participou só do segundo final de semana da competição por motivos de saúde. Veja a súmula final. Magali Damitio foi a técnica responsável pelo desempenho dos estreantes no campeonato, que teve a participação de 178 velejadores.

Entre os 224 veteranos, Erick Carpes foi o 57º lugar e conquistou medalha como 3º lugar na categoria sub-doze. Lucas Stolf foi o 65º, Leonardo Caminha ficou em 76º, Germano Becker Santos foi o 79º, Gabriel Rimoli foi o 80º, Guilherme Becker o 110º e Pedro Amine 127º.  Veja os resultados. Os veteranos contaram com o trabalho do técnico Geison Mendes. Ricardo Coutinho, do Yacht Clube da Bahia, participou do campeonato com a Flotilha Minuano e foi o 53º.

A team leader da equipe e capitã da Flotilha Minuano Lígia Becker acompanhou o trabalho da turma durantes os dois finais de semana na Argentina. "Foi um campeonato de superação dos nossos meninos que de início tiveram que lidar com uma situação muito estressante de perder todas as suas velas (A empresa Gol extraviou e só as devolveu no sábado à noite). Na sexta-feira não sabíamos ao certo se os guris poderiam velejar no sábado. E então contamos com a colaboração de todo pessoal do YCA que conseguiram mais de 10 velas emprestadas. No sábado velejaram com velas emprestadas que nem sempre estavam bem adequadas aos velejadores e não eram de nível de competição. Com a chegada das velas no sábado à noite, os velejadores estavam às 7h da manhã no clube para poderem trocar as velas. Foi um primeiro final de semana bastante estressante. E isto foi de muito crescimento para os meninos", afirmou Lígia, que agradece ao Yacht Club Argentino por acolher e auxiliar a Flotilha Minuano no episódio. 

Ainda conforme a capitã, outro ponto importante é o retorno do técnico Geison Mendes que acompanhará a Flotilha até o brasileiro. Para o técnico, "foi muito produtivo para ver o nível da nossa flotilha em referência aos demais países sul-americanos e especialmente para determinar as prioridades de treino para o brasileiro e definição dos materiais a serem utilizados nos campeonatos de agora em diante."

Os resultados da Flotilha Minuano atestam a eficácia do trabalho que o VDS vem realizando no Projeto de Formação de Atletas em parceria com a Confederação Brasileira de Clubes (CBC) que possibilitou a aquisição de barcos e materiais e conta com a supervisão do head coach Juan Ignacio Sienra.