Equipe VDS pronta para a Copa da Juventude no RJ
Fonte: CBVela
Campeonato importante no calendário da Vela Jovem no Brasil, a Copa da Juventude será disputada a partir de segunda-feira (dia 10), no Rio de Janeiro. Seletiva para o Mundial da Juventude, que será realizado em Auckland, na Nova Zelândia, em dezembro, a competição com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro reúne os futuros nomes da vela brasileira. Até o momento, estão inscritos 82 velejadores de 6 estados nas classes Laser Radial (masculino e feminino); 420 (masculino e feminino); RS:X (masculino e feminino); 29er (masculino e feminino) e Hobie Cat 16 (aberto). Para competir, o atleta precisa ser brasileiro, ter idade abaixo de 19 anos (nascido após 31 de dezembro de 1997) e registrado na Federação Internacional de Vela (World Sailing).
O Veleiros do Sul contará com seu time de Vela Jovem na disputa No 420 terá Tiago Quevedo/Erik Hoffman, Gabriel Lopes/Pedro Corrêa, Rafael Servaes/Gabriel Autran e no Laser Marcelo Gallicchio, Francisco Ruschel e Pedro Buzzo. Será a maior participação do VDS em número de atletas em todas as edições da Copa da Juventude. A equipe tem a supervisão do head coach Juan Ignácio Sienra que conta como está a preparação dos velejadores no Rio de Janeiro.
- Esta semana foi muito puxada e de grande intensidade. Foi uma ótima oportunidade para as três tripulações treinarem com diferentes condições de vento e de testarem diferentes boat settings. Mas não foi somente na água; já que nossa equipe faz trabalho físico e repassamos os vídeos dos treinos de cada dia. Também foi muito legal a integração e formação da turma que é uma das coisas mais lindas e importantes da vela. Neste sábado as equipes de 420 vão a descansar e eu vou a treinar com a equipe de laser que chegou ontem. O ambiente está ótimo e mais ala do resultado final o processo de formação foi ótimo.
Os vencedores em cada classe na Copa da Juventude ingressam no Programa de Desenvolvimento Individual de Atletas da CBVela. Nele, o Conselho Técnico de Vela Jovem e a diretoria da entidade avaliam os atletas para a formação da Equipe Brasileira de Vela Jovem que irá representar o país no Mundial da Juventude.
A Copa da Juventude 2016 tem organização da CBVela e do Iate Clube do Rio de Janeiro. Conta com patrocínio do Banco Bradesco e do Grupo Energisa e apoio da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro (Feverj).