Jantar dos Cruzeiristas teve degustação de vinho e histórias de navegação
O jantar de outubro do Grupo dos Cruzeiristas teve como atração uma sessão de degustação da vinícola Paludo. Os participantes do encontro experimentaram vinhos e espumantes produzidos pela empresa familiar do município de Marques de Souza. O cardápio da noite foi do cruzeirista e presidente da Soamar, Geraldo Sperb. A entrada teve aipim frito, no prato principal: carreteiro de charque, com paio, bacon, calabresa, feijão mexido, salada de radite com bacon; sobremesa: Sagu de vinho Malbec.
O Mãe Vinícius Magalhães após o jantar leu a ata da reunião anterior e o cozinheiro Geraldo Sperb a ata histórica de julho de 1968. Em seguida o presidente do Conselho e cruzeirista Newton Aerts comentou sobre os assuntos que entrarão na pauta da Assembleia Geral que ocorrerá entre o final do mês e início de novembro.
O Comodoro Eduardo Ribas falou aos participantes sobre a boa participação de associados nos eventos esportivos, citando o exemplo do Circuito Conesul, que chegou ao total de 47 barcos na raia, a maioria do VDS. “Sentimo-nos felizes por vermos muita gente velejando. Esse é o espírito do Clube”, disse Ribas. Ele também destacou as flotilhas de Optimist na Semana de Buenos Aires, da Vela Jovem na Copa da Juventude, no Rio de Janeiro, com número recorde de participantes nas delegações.
Ribas ressaltou o vice-campeonato mundial de Soling conquistado pela tripulação formada por Nelson Ilha, Manfred Flöricke e Gustavo Ilha em setembro no Canadá. E o novo recorde do veleiro Camiranga na Regata Recife – Fernando de Noronha, quando bateu a sua própria marca ao fazer o tempo de 19h56min40s, e a vitória no tempo corrigido da classe ORC. Anunciou o VDS como sede da Semana Internacional de Vela que ocorrerá em março de 2017 com o apoio da CBVela, para classes da Vela Jovem e Olímpica. E finalizou falando sobre as novidades de modelos de roupas da marca VDS na Loja do Clube. O vice-comodoro Gustavo Geyer de OIiveira comentou a agenda Social com a realização da Oktoberfest no dia 15, Festa das Crianças, dia 16 e o Passeio Ciclístico, 23.
O Mãe agradeceu a Marciano Paludo, sócio proprietário e enólogo responsável da Vinícola Paludo pela degustação no jantar. O cozinheiro Geraldo Sperb contou sobre a história da música Velas do Brasil, que sonorizou a abertura do jantar e leu o texto “Barco à Vela” do norte-americano Harold Calahan, oficial de marinha dos EUA e autor de livros sobre mar e vela. O convidado Miguel Virgílio falou sobre o roteiro do barco Atrevida para os próximos meses.
O cruzeirista Ricardo Habiaga no final do encontro mencionou o episódio do acidente do barco Orion em La Plata em 1968, citado na leitura da ata histórica. Habiaga contou que morava na cidade na época e viu o barco do Veleiros do Sul danificado nas pedras no Rio da Prata. “Na época não imaginava que aquele barco era do clube que anos mais tarde eu viria pertencer”.
O próximo jantar ficou para o dia 9 de novembro em razão do feriado e o cozinheiro será o Paulo de Léo. A reunião será na Vento Sul e contará com a inauguração dos quadros de azulejos dos barcos Ressaca e Camiranga.