Ilhas prestigiaram o Jantar dos Cruzeiristas de setembro
O encontro dos Cruzeiristas teve forte presença da família Ilha que acompanhou o patriarca Henrique, responsável pelo cardápio do jantar de setembro nesta quarta-feira à noite. Os pratos foram conhecidos pela turma somente na hora de servidos. A entrada foi pães com caponata, salada de Grão de Bico, maça, tomate e abacaxi. O prato principal: lasanhas de frango/bolonhesa de osso buco e beringelas gratinadas, arroz à Grega e sobremesa arroz de leite com frutas vermelhas.
Após o jantar o Mãe Vinícius Magalhães leu a ata do jantar de agosto e depois foi a vez do Ministro do Chope e cozinheiro da vez Henrique Ilha ler a ata histórica, de 1968. Em seguida vários participantes fizeram o uso da palavra com apartes dos presentes, como é usual nos Cruzeiristas. O Comodoro Eduardo Ribas falou sobre a agenda social do Clube para outubro, com o Jantar Barlavento edição Oktoberfest no dia 15 (sábado) e 16 o Passeio Cíclístico, este terá a presença de uma pessoa para fazer manutenção das bicicletas e será organizado o bicicletário do Clube. Ainda no domingo, 16, haverá também a festa das crianças à tarde.
Ribas comentou sobre a contratação de uma recreacionista para atuar no espaço das crianças no Mezanino e Sala de Leitura. Destacou também a boa receptividade dos associados com a nova Loja do VDS, que já apresentou grande volume de vendas. No esportivo ele citou ainda o Campeonato Sul-brasileiro de Optimist com 139 velejadores de cinco estados, Uruguai e Argentina, destacando o trabalho voluntario e o apoio dos associados por meio das empresas Jimo e Massas Romena. E também sobre o Conesul de Vela de Oceano e a palestra VDS na Olimpíada, pelo grupo de 15 pessoas do Clube que atuaram nos Jogos do Rio. A pedido dos presentes o Comodoro falou sobre a transformação da antiga cancha de cimento, que estava sem uso, para uma quadra de areia para prática de futebol, vôlei de praia e tênis beach. Henrique Ilha falou sobre a participação de sues filhos nas duas tripulações que representam o Brasil no Mundial de Soling que está em andamento em Kingston, Canadá, e solicitou em nome dos velejadores de Cruzeiro um desconto na inscrição para o 19º Velejaço Farroupilha.
O presidente do Conselho Deliberativo e cruzeirista Newton Aerts mencionou a satisfação de ver o clube evoluindo. “É muito bom ver que estamos progredindo, ora em ritmo mais lento ora mais rápido, mas sempre em crescimento”. Ele lembrou que os espaços do Clube vêm sendo bem aproveitados desde gestões passadas, ressaltou a nova Secretaria Administrativa, “antes o espaço de atendimento para o associado era muito desconfortável”, avaliou. Newton parabenizou a Comodoria e disse que o Grupo dos Cruzeiristas é também um “grande Conselho” no Clube.
No final do encontro o cruzeirista Geraldo Sperb expôs sua ideia de convidar os novos associados para participarem do jantar mensal a fim de que conheçam melhor o Clube, “pois somos o reflexo de sua história e tradição”. E para manter a tradição, Geraldo Sperb, que completa nesta quinta-feira 81 anos, pagou uma rodada de Nikolachka e teve o hip, hip, hurra ouxado pelo Ministro do Chope. No encerramento o Mãe anunciou que Geraldo Sperb será o cozinheiro de outubro.