Aula inaugural do semestre atraiu grande número de crianças à EVM

A Aula Inaugural do segundo semestre da Escola de Vela Minuano teve a presença de 48 crianças no Veleiros do Sul. O chamado “Aulão” é feito recepcionar alunos que reiniciam suas atividades e também para convidados que vieram conhecer o esporte da vela. A aula voltada para a classe Optimist sempre tem um carácter descontraído e serve de interação entre as crianças que já velejam e aqueles que pela primeira vez experimentaram a sensação de navegar num barco a vela.

A abertura do “Aulão da EVM” foi realizada no começo da tarde de sábado pelo coordenador Mauro Ferreira que explicou rapidamente aos país a pedagogia do ensino da vela adotada pela escola, o sistema de cores dos níveis das flotilhas de Optimist e sobre as atividades da aula inaugural. Ele estava acompanhado pela equipe de experientes instrutores formado por Marcelino Moreira, Tiago Abreu, Laís Gliesch, Thiago Ribas e Guilherme Meneguetti. Após a preleção o professor Mauro levou os pais visitantes para conhecerem a instalação da escola com seus hangares e barcos.

 

 O Diretor da EVM Eduardo Scheidegger Jr, o Dudi, deu as boas-vindas em nome do Veleiros do Sul aos presentes e comentou sobre o trabalho profissional dos professores no ensino da vela. Ele falou que a escola possui um bom padrão de segurança, ambiente saúdavel e a forma de velejar pode ser destinada tanto para a competição como lazer, dependo do gosto da criança. Também destacou que o VDS incentiva o convívio dos pais com os filhos por meio do esporte da vela, que é a atividade primordial do Clube, e busca a participação das famílias em seu meio. 

O diretor também comentou os convênios que o Clube mantém com a Confederação Brasileira de Clubes (CBC) e Ministério do Esporte para os seus Projetos de Formação de Atletas que tem possibilitado a aquisição de barcos novos completos em várias classes. “ Graças aos convênios a EVM pode oferecer um material completo e novo para os seus alunos e flotilhas”, ressaltou o diretor.

Logo após a introdução da aula as crianças foram divididas em grupos com coletes de cores distintas. Quem veio conhecer a escola primeiramente brincou de remar nos barcos optimists que estavam sem a mastreação para quebrarem o gelo. Depois os alunos puderam velejar juntos com os amigos para dividirem a experiência com os eles. As flotilhas da classe Optimist também participaram do evento e treinaram com seus técnicos. O vento no sábado à tarde foi fraco e no final praticamente zerou, mas o sol a temperatura alta deixou muito agradável a atividade na água.