Comandantes da Marinha e presidente da Câmara Municipal prestigiaram o jantar dos Cruzeiristas

A noite cruzeirista de agosto foi marcada por presenças notáveis. Compareceram ao jantar o vice-almirante Victor Cardoso Gomes, Comandante do 5º Distrito Naval, o Capitão-de-fragata João Gilberto de Oliveira, Capitão dos Portos de Porto Alegre e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Cassio Trogildo.

Eles foram recebidos pelo Mãe do Grupo, Luiz Vinícius Magalhães que em nome do VDS agradeceu a participação deles no evento.  Nesta edição o jantar teve como prato principal uma típica comida de bordo, todavia mais elaborado. A entrada foi com Bruscheta de tomates e pequena salada, após Espaguete com almôndegas e de sobremesa, Tiramissu. O cardápio foi elaborado pelo Paulo Silveira, cruzeirista estreante na função.

Após o jantar o encontro continuou e dessa vez muitas intervenções e falas dos presentes. Após cumprir o protocolo inicial da noite, O Mãe chamou o almirante Cardoso para lhe fazer a entrega do galhardete do VDS. O comandante agradeceu a gentileza e disse que estar na convivência de velejadores era um momento de grande satisfação para ele.

“Já havia me comprometido com o presidente da SOAMAR POA, Geraldo Sperb de fazer essa visita ao Veleiros do Sul e aos Cruzeiristas e hoje vim de Rio Grande para cumprir a promessa. A marinha e os clubes náuticos são parceiros que convivem num ambiente comum. Os velejadores contribuem para o desenvolvimento da mentalidade marítima, que é importante para o país e para a marinha brasileira. A amizade e o carinho recíprocos que trazemos é motivado pela nossa vivência no mar”, comentou o comandante.

O presidente da SOAMAR Geraldo Sperb mencionou o trabalho da Salvaguarda da vida no mar, as vezes envolvendo cruzeiristas que diante de uma situação de emergência buscam socorro com a marinha. “São os protetores dos navegadores”.

Já o cruzeirista e porta-voz do Grupo Jorge Alberto Vidal comentou que a amizade entre o VDS e marinha está presente desde a fundação do Clube, que ocorreu no 13 de dezembro, data do Dia do Marinheiro.

“De certa maneira somos todos marinheiros, porque velejadores são uma espécie de reserva técnica da marinha. Nós também procuramos manter as tradições do homem do mar, que inclusive é uma das incumbências do Grupo dos Cruzeiristas”, disse Vidal. No final do evento Vidal retomou a palavra para dizer que a vela e o seu grupo são um incentivo para as pessoas e “que ajuda a viver”, sentimento compartilhado por ele. Suas palavras foram endossadas pelo Almirante Cardoso, “que lenda mensagem de vida”.

No encontro também manifestaram assuntos da pauta do Clube, o vice-comodoro Social Luiz Gustavo Geyer de Oliveira que falou sobre o evento comemorativo dos 50 anos da concessão da ilha Chico Manoel e Miguel Virgílio e Gustavo Thiesen sobre a participação do Veleiros do Sul na Semana de Vela de Ilhabela. Henrique Ilha falou sobre a ida de seu filho Nelson a sua sexta Olimpíada, como árbitro internacional de vela. E o cozinheiro da noite Paulo Silveira fez mais uns comentários sobre sua viagem pelo extremo da América do Sul a bordo veleiro Guga Buy. O jantar não foi próspero somente em falas,  à noite também teve três rodadas de Nikolachkas, patrocinadas pelo Mãe e seus convidados Enio Wildner e Edu Beltrame e o cruzeirista Olavo Torres,  com o tradicional hip, hip, hurra, puxado pelo Ministro do Chope, Henrique Ilha, que foi convocado para ser o cozinheiro do próximo encontro, em setembro.