Noite dos Cruzeiristas teve batismo com a presença do Rei Netuno

O Grupo dos Cruzeiristas ganhou seis novos integrantes no encontro da noite desta quarta-feira (6). O jantar de julho teve a presença de Netuno que deixou seu  reino marinho para comandar o  rito de passagem do Grupo. Mas só ocorreu depois de saboreada a deliciosa comida do jantar com cardápio elaborado pelo cruzeirista Newton Aerts, composta por entrada: Anéis de cebola com maionese de pimenta calabresa e salsinha. Prato principal: Costela de porco ao molho barbecue, purê de maça, batata recheada com queijos e bacon. E sobremesa: Torta de maça tradicional com sorvete de creme. A escolha do prato veio de certa feita numa navegada ao porto do barquinho. A comida de bordo era um assado de costeleta porco, que passou do ponto e ficou conhecida como "Porco Preto".
Após as leituras da ata da reunião de junho pelo Mãe Luiz Vinícius Magallhães e a ata histórica de março de 1968 pelo cozinheiro Newton Aerts teve início a cerimônia do batismo. Netuno (Ricardo Habiaga) adentrou ao salão com seu tridente e sua túnica simples porque sua nobreza dispensa qualquer outro artifício. Ele comandou o ato com sua peculiar autoridade sobre as águas e recebeu ajuda do Marinheiro (Manfredo Flöricke) que ficou responsável por conduzir  e apresentar os candidatos à cruzeirista.

Os seis convidados tiveram que passar pelas provas de nós e da regata de barquinhos. Após serem examinados pelo Netuno foram aprovados e saudados por todos ao serem aceitos no cardume cruzeirista que é constituído de várias espécies de peixes. Dessa vez os aprovados foram:
Paulo Afonso Fagundes da Silveira (Merluza), Paulo Fagundes da Silveira (Tucunaré), Fernando José da Silveira (Tilápia), Waldyr Borges Junior (Cherne), Olavo Torres (Viola) e Marcus Vinícius Caminha (Pargo). Cada um recebeu o diploma de Cruzeirista do seu padrinho. A emoção foi forte demais para um dos novos cruzeiristas que perdeu as forças e recebeu o diploma deitado, inaugurando novo estilo de diplomação da confraria.
O cruzeirista Waldyr Borges pagou uma rodada de Nikolaska e puxou o tríplica hip, hip, urra! O presidente do Conselho Newton Aerts falou sobre a importância do Grupo, que representa o núcleo de tradição do clube, seguido pelo comodoro Eduardo Ribas que anúnciou a festa de comemoração dos 50 anos da posse da Ilha Chico Manoel que será feita uam festa na própria ilha no dia 23 ou 30/07 conforme as condições do tempo.  O encontro foi encerrado pelo Mãe Vinícius antes porém convocou para ser o cozinheiro no encontro de agosto o estreante cruzeirista Paulo Silveira.