VDS realizou Clínica da classe 420 com velejadores dos países do Mercosul

Jovens da classe 420 do Brasil, Argentina e Uruguai tiveram três dias de treinamento intenso na Clínica de Vela realizada no Veleiros do Sul pelo head coach Juan Sienra. As técnicas de regata foram revistas com o grupo em aulas teóricas e práticas. Os velejadores tiveram que enfrentar temperaturas baixas e muita neblina no Guaíba. "Nós treinamos largadas, manobras, velocidade e avaliamos as velas de diferentes fabricantes usadas nos barcos. O grupo correspondeu bem aos treinos", disse o técnico Juan, do VDS.

Um dos objetivos da clínica foi a preparação para o Mundial da classe 420 que será de 15 a 23 de julho em SanRemo na Itália. Três tripulações presentes na Clínica irão ao Mundial: Argentina, Uruguai e pelo Brasil a dupla do Veleiros do Sul Tiago Quevedo e Erik Hoffmann.     

"Foi boa apesar do clima frio não ter ajudado. Achei uma oportunidade importante de treinar com mais barcos e tripulações de outros países. Isso ajuda muito a gente ter referências ", avaliou Tiago. A dupla embarca no dia 10 de julho para a Itália com o técnico Juan.

As tripulações participantes foram do Uruguai: Martin e Nicolas Radovitsky; Ignácio e Mateo Regusci; da Argentina: Sofia e Clara Videla, e do Brasil/VDS: Tiago Quevedo e Erik Hoffmann, Rafael Servaes e Gabriel Autran/Thiago Ribas, Gabriel Mueller e Pedro Renard, Gabriel Lopes e Pedro Correa. Atualmente a classe 420 no Veleiros do Sul conta com uma nova geração e o Clube vem se tornando como centro de referência de Vela Jovem, atraindo velejadores de outros estados. Na clínica foram usados barcos e equipamentos adquiridos pelo convênio entre o VDS e a Confederação Brasileira de Clubes (CBC).