Alunos da EVM fizeram ação ecológica no Dia Mundial do Meio Ambiente
Na Semana do Meio do Ambiente a Escola de Vela Minuano fez uma ação de conscientização ecológica com os alunos da Optimist no Veleiros do Sul. Antes de irem para o treino na água no sábado à tarde, as crianças assistiram uma explanação sobre a necessidade da preservação do meio ambiente.
Os instrutores de vela Tiago Abreu e Laís Gliesch Silva, que também é bióloga, falaram de alguns pontos básicos da ecologia, mostraram como as crianças que praticam a vela, um esporte ligado a natureza, podem contribuir para ajudar na proteção das águas, reforçando que essa tarefa é também importante para toda a comunidade. E destacaram a reciclagem como parte na manutenção da preservação da natureza.
Após a palestra as crianças fizeram uma ação de recolhimento de lixo plástico que chega até a orla do Clube trazido pela corrente no Guaíba. A atividade visou mostrar diretamente para as crianças os efeitos da negligenciada da população, que infelizmente não tem consciência do dano ao ambiente causado pelo descarte sem cuidado do plástico e outros produtos.
Acompanhadas dos instrutores e com luvas, elas coletaram num trecho do enrocamento do clube o material plástico que estava preso entre as pedras e encheram quatro sacos grandes de lixo e que foram encaminhados ao container de descartáveis. O Coordenador da EVM Mauro Ferreira disse que essas atividades fazem parte da proposta pedagógica da escola. “A nossa política não é voltada somente para o ensino da vela, a EVM busca também despertar e reforçar nas crianças o seu papel como futuros cidadãos na sociedade e a importância de cuidar da vida”, comentou.
A Semana no Meio Ambiente, instituída no Brasil, ocorre sempre na comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, proclamado pela ONU.