Encontro de maio dos Cruzeiristas teve boa gastronomia e relato da travessia do Cabo Horn

O jantar do Grupo dos Cruzeiristas de maio foi com pratos da gastronomia das regiões da Cordilheira dos Andes e do Mediterrâneo. E num encontro de cruzeiristas também não poderia faltar um relato de navegação, que foi realizado pelo associado Paulo Silveira.  O cardápio escolhido pelo cozinheiro/cruzeirista Ricardo Habiaba teve como entrada: Locro – Ensopado de abóbora, feijão e milho. Prato principal: Peixe de Marselha com creme, arroz branco, purê de abóbora, saladas mix e verde. Sobremesa: Strudel com nata e morangos.  Muito elogiado por todos.

Na mesa do comando do Grupo, o Mãe José Távora, e o segundo Mãe Luís Vinícius de Magalhães dirigiram os trabalhos acompanhados da comodoria e do presidente do Conselho Newton Aerts. Neste encontro foi “oficializada” a posse de Vinicius e selado com um brinde da tradicional Nicolaska Cruzeirista. Zé Tavora leu a ata de abril e Habiaga a ata histórica de 1967.

 

Com a palavra aberta aos presentes, o Comodoro Eduardo Ribas comentou sobre o evento Optiday, realizado no dia 30, que movimentou ex-velejadores de OP, pais e filhos das flotilhas e EVM num encontro que superou positivamente a expectativa de todos e também anunciou os próximos eventos, como o almoço do Dia das Mães, Jantar Barlavento e a abertura da venda dos convites do Queijos e Vinhos.

O novo Mãe Vinicius agradeceu a confiança nele para dirigir o Grupo dos Cruzeiristas e disse que trabalhará para “manter viva essa tradição que faz parte da história do Veleiros do Sul”. O cruzeirista Jorge Alberto Vidal também falou sobre a trajetória dos Cruzeiristas, a sua amizade com o casal Habiaga, saudou Fernando Silveira, pai do Paulo que foi ao Cabo Horn, tudo com palavras de tom sério e de bom humor ao mesmo tempo, arrancando aplausos.

 A noite teve também uma atividade que é essência do Grupo, o relato de um cruzeiro. E isso ficou à cargo do associado Paulo Silveira que em 2015 navegou pelo Cabo Horn com o veleiro Guga Buy, relatado no O Minuano nº137. Paulo contou como foi a navegação pela parte austral da América do Sul, os desafios de enfrentar uma região de clima extremo, tudo acompanhado de fotos, agradando aos participantes. No final da palestra Paulo recebeu do comodoro Eduardo Ribas, um troféu de homenagem do Clube ao velejador que ainda não faz parte do Grupo, mas que já recebeu convite.

A reunião contou com 30 participantes e ficou “combinado” que o próximo Jantar, quarta-feira 1º de junho, o cozinheiro será o Paulo Monte Lopes, o Merê.