Optiday protagonizou um evento alegre e de grande interação da classe Optimist no Clube
A classe Optimist foi a grande protagonista neste sábado no Clube. A alegria e a interação de velejadores, associados, pais e filhos em terra e na água contagiaram o ambiente. O evento promovido pela Escola de Vela Minuano reuniu ex-optimistas, pais e filhos da flotilha Minuano e alunos da escola, numa disputa mais divertida do esportiva.
Foram realizadas três regatas para grupos definidos que largaram em frente ao Clube e com a chegada dentro da marina, sempre acompanhadas por grande plateia de familiares e torcedores de todas as idades. A primeira regata foi para os ex-optimitas, com a presença inclusive de campeões do passado entre os participantes.
Por um momento todos puderam voltar ao barco de infância, alguns com certa dificuldade, naturalmente. O tamanho do tripulante contradizia o projeto do barco, mas não tinha importância porque era a diversão que estava em jogo. O primeiro a cruzar a linha foi Adriano Santos. A segunda regata foi destinada ao pais e filhos das flotilhas de OP. Foi a vez das duplas assumirem o barquinho e animarem a raia. Ader Santos ganhou acompanhado da filha Sofia, que ainda não é da flotilha, mas futuramente.
A regata de pais e filhos da Escola de Vela Minuano superou o número de inscritos esperado, obrigando a montagem de mais barcos. Nela havia pais velejadores e outros que nunca tinham velejado ou participado de uma regata. A disputa foi emocionante e de boa vibração na água e em terra. A primeira a chegar foi a ex-professora da EVM Luciana Scarrone e seu filho Bruno.
Para diversos pais foi uma reconhecida oportunidade de dividir com o filho aquele momento. Na entrevista concedida a TVE que fez a cobertura do evento, o pai do Guilherme, Cláudio Amaral enfatizou isso. “É importante essa interação entre os pais e filhos, dividirmos com eles uma atividade, podermos estar juntos naquilo que eles fazem. Agradeço ao clube por isso”, disse Cláudio, que fez curso de Arraes e de Vela e depois tornou-se sócio do VDS com sua família.
As regatas foram narradas pelo associado Alex Luiz, que ajudou com seu talento natural o acompanhamento da competição e a movimentação de terra. No total as provas tiveram 74 participantes. Todos foram premiados com medalhas porque no evento a interação era o elemento fundamental e não a classificação. No evento também lançaram as novas camisetas da escola que estão à venda.
Na entrega dos prêmios, comandada pelo diretor da EVM Eduardo Scheidegger Jr e o vice-comodoro Esportivo Diego Quevedo também houve homenagens: ao Mauro Ferreira, coordenador da EVM, aos membros da Comissão de Regata Bóris Ostergren e Juan Sienra que também ajudaram nas orientações técnicas, ao ex-comodoro Cícero Hartmann por ter dado uma nova dimensão na estrutura da EVM, a capitã da flotilha Minuano, Lígia Becker e ao idealizador do Optiday André Streppel que lançou a sua primeira edição em 2007.
No encerramento a unanimidade entre os participantes era o sucesso do evento, de quanto mexeu com todos envolvidos na classe, até por ela abrigar aqueles que vêm o futuro com otimismo.