Flotilha Minuano subiu ao pódio no Brasil Centro de Optimist e ficou com duas vagas para o Norte-americano

O Campeonato Brasil-Centro e Seletiva de Optimist 2016 encerrou no sábado (23) em Ilhabela. A flotilha Minuano do Veleiros do Sul teve uma participação positiva na competição com sua nova geração de velejadores. Erick Carpes ficou com título mirim e em segundo Leonardo Caminha. O Brasil-Centro também foi a seletiva final (a primeira foi o Brasileiro em janeiro) que definiu as equipes nacionais para o Mundial, Europeu e Norte-Americano. O VDS garantiu as vagas na equipe brasileira para o Norte-americano com Lucas Stolf e Germano Becker, sendo que há a possibilidade de Lucas entrar no time para o Europeu e Erick para o Norte-americano em caso de desistência. E também pela flotilha Minuano Guilherme Becker ficou em 12º na flotilha prata. A competição foi realizada na Escola Municipal de Vela de Ilhabela.

image2 Ao término do Brasil- Centro, o técnico Juan Sienra fez uma avaliação da participação da Flotilha Minuano nos campeonatos Brasil-Centro Seletiva.

" O campeonato foi um evento bem difícil para nossa jovem equipe, já que velejamos muitas regatas com ventos acima dos 17 nós; coisa que complicou bastante devido o menor tamanho dos nossos atletas. Nas poucas regatas com vento fraco; a equipe do Veleiros sempre se colocou na frente. Sendo por exemplo que Erick Carpes, de apenas 10 anos, estava na liderança de uma das regatas e Leonardo Carminha também de 10 anos ficou em segundo em outra.

No evento a gente conseguiu uma dobradinha com Erick Carpes como campeão Mirim e Leonardo Carminha vice-campeão! Já Germano Becker e Lucas Stolf ganharam uma vaga cada um para o Campeonato Norte-americano e Erick Carpes ficou com possibilidade de também ir no caso de desistência de algum velejador.

Exatamente um ano atrás na seletiva anterior está gurizada estava velejando como Estreantes e esta foi sua primeira seletiva, e agora estavam brigando pelas vagas para integrar a equipe nacional! Esta evolução em comparação dos outros times do Brasil é excelente já que depois da saída do Tiago Quevedo e Gabriel Lopes o VDS começo de novo e com uma turma bem jovem de idade e de muita pouca experiência.

A equipe composta pelo Mauro Ferreira como Team Leader, Fabiana Stolf e Lígia Becker foi excelente! Agora nosso foco continua na preparação para a próximo Sul-brasileiro e Semana de Buenos Aires onde há chance do Veleiros levar um número histórico de velejadores a uma competição internacional. É importante agradecer a nossa Comodoria, pessoal do clube e as famílias que apoiam nosso programa de vela e o convênio com a CBC que permite que a evolução dos nossos atletas esteja sendo acima da média".

Resultados: Veteranos , Estreantes e Acumulado