Boris explicou o comportamento do barco a vela na visão da física
O decano da vela Boris Ostergren proferiu neste sábado pela manhã a palestra “Os princípios físicos do velejar” no mezanino do Clube. A plateia, com cerca de 40 pessoas, foi eclética, composta de velejadores veteranos a alunos da Escola de Vela Minuano. Boris mostrou que a compreensão das forças que atuam no comportamento de um barco a vela serve para melhorar o desempenho e dar maior segurança na navegação.
Ele iniciou a palestra dando uma visão histórica desde os primórdios da navegação a vela, o seu desenvolvimento pelo modo intuitivo e empírico até a introdução do pensamento científico no comportamento dos barcos. “Muita coisa sentíamos ao velejar, mas não sabíamos explicar pela visão da física”. Nos seus comentários Boris também mostrou a ligação do desenvolvimento da ciência aeronáutica com o desenvolvimento da vela, principalmente nos barcos de alta performance. Forças - aéreo/hidrodinâmicas - que na verdade são semelhantes e estão presentes nos dois ambientes espaciais.
A palestra de Boris foi muito ilustrativa porque também desfez alguns falsos conceitos nos ajustes das velas e que são importantes para quem deseja alcançar melhor rendimento nas suas navegadas. Ao final ele abriu a palestra para as perguntas e tirou todas dúvidas da plateia. Boris recebeu das crianças da Escola de Vela Minuano uma medalha que simboliza o carinho de todos da escola e o reconhecimento pela sua vitoriosa trajetória de campeão mundial de Snipe e técnico das equipes olímpicas do Brasil. Ao final foi aplaudido pela plateia.
O comodoro Eduardo Ribas, o vice-comodoro Esportivo Diego Quevedo e o diretor da EVM Eduardo Scheidegger Jr. assistiram a palestra. O evento foi aberto pelo comodoro Ribas e Diego Quevedo fez o encerramento agradecendo a presença de todos. Boris também se colocou à disposição das pessoas do Clube para conversarem sobre esse tema.