O legado de Jorge Bertschinger, por Jorge Alberto Vidal

Por Jorge Alberto Vidal, ex-comodoro do Veleiros do Sul

Faleceu hoje em Porto Alegre um dos esportistas mais dedicados, elegantes e eficiente, homem de gestos nobres e de fina educação e o responsável pela construção na nova sede do Veleiros do Sul no bairro do Cristal, em Dezembro de 1959. Falta-me mais qualificativos para descrever o que era este meu, inclusive amigo pessoal, o que me honrava muito e cujos os passos e a sua trajetória esportiva e tentava seguir também em minha vida esportiva, pois fui por ele convidado para ser Conselheiro do Clube, Presidente da Federação de Vela e mais tarde Comodoro.

jorgebertschinger1

JORGE GUILHERME BERTSCHINGER, este o seu nome. Nome este que jamais será esquecido, na história do VELEIROS DO SUL.

Contava-me o Jorge o momento em que o Prefeito de Porto Alegre, Leonel de Moura Brizola, o convidou a comparecer a Prefeitura Municipal, às 7h30min da manhã para inclusive tomar um chimarrão na presença também de outro admirável desportista Thelmo Tompsom Flores, Diretor do DNOS, responsável então pela dragagem da baia do Cristal, cuja a area seria plantada a sede do Veleiros do Sul. Bem cedinho, pela manhã, como era gosto do Dr. Brizola quando se tratava de um momente histórico e importante para a Capital. Prefeito, Diretor do DNOS e o Comodoro do VDS assinaram o termo de posse da nova área.

Meu querido Comandante e Comodoro - pois era também um grande velejador, inclusive Campeão Estadual na classe Guanabara, proprietário e Comandante de um belissimo veleiro daquela classe - vá em paz. Vá navegar em outras águas, mais tranquilas em outros ventos mais calmos, pois a sua missão aqui na terra foi cumprida com dignidade, esforço e exemplar dedicação ao Veleiros do Sul.

Que o seu exemplo, que a mim muito me serviu, sirva também aos jovens do nosso Clube. Nós seremos sempre agradecidos pelo seu esforço e seu carinho pelo VELEIROS DO SUL.

Acrescento a mais na figura exemplar do meu querido JORGE BERTSCHINGER, a sua educação e fino trato. Sabia exigir as coisas com rigor e disciplina, sem jamais perder a "ternura"!!!

Bons ventos!!!