Comunicamos o falecimento do ex-comodoro Jorge Bertschinger
A comodoria, associados e colaboradores do Veleiros do Sul lamentam o falecimento do ex-comodoro Jorge Guilherme Bertschinger ocorrido nesta segunda-feira. Bertschinger tinha 97 anos, foi Comodoro entre os anos 1950 e 1959 e por diversas vezes ex-presidente do Conselho Deliberativo. Conselheiro vitalício do Clube, trabalhou de forma incansável pelo fortalecimento do Veleiros do Sul.
O velório será realizado hoje (15/02/2016) a partir das 12h na capela D do Cemitério Martin Lutero (Rua Guilherme Schell, 467). A cerimônia de cremação será às 17h30min.
A figura do ex-comodoro Bertschinger é de suma importância na história do Veleiros do Sul. Ele foi o artífice da transferência do bairro Navegantes para a enseada do Cristal, garantindo a existência do clube que alcançou em dezembro 81 anos de história.
O Veleiros do Sul no Cristal: devido o aterramento para a construção do cais Marcílio Dias no bairro Navegantes, o Veleiros do Sul estava ameaçado. Em junho 1956 o clube apresentou à comunidade o projeto, a planta e a perspectiva da futura sede da enseada do Cristal e foi providenciado com o DNOS os serviços de dragagem da enseada, o aterro hidráulico e o fornecimento de pedras para o enrocamento e o molhe protetor para o futuro ancoradouro.
O início formal das obras começou no ano de 1957. Dia 26 de janeiro, às 10 horas, com as presenças de autoridades, esportistas e associados foram lançadas as primeiras pedras do enrocamento da área para a futura sede náutica. O próprio comodoro Jorge Bertschinger jogou no Guaíba a primeira pedra, seguido pelos operários. Em outubro de 1959 o molhe já se alongava por mais de 100 metros e 15 barcos já haviam sido transferidos para a sede do Cristal. A inauguração da sede foi marcada para o dia 13 de dezembro de 1959, juntamente com a comemoração do "Jubileu de Prata", o 25º aniversario da fundação dos Veleiros do Sul.