Marinha do Brasil palestrou no VDS sobre segurança, prevenção e combate a incêndios em embarcações
Cerca de 70 pessoas compareceram ao Veleiros do Sul na noite desta quinta-feira (28) para assistirem a palestra da Marinha do Brasil sobre prevenção e combate a incêndios em embarcações de esporte e recreio. O comodoro Eduardo Ribas recebeu o capitão fluvial de Porto Alegre João Gilberto de Oliveira e o Encarregado da Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário, capitão de corveta Cláudio Luís Estrella Pereira, que realizou a palestra. Também esteve no evento o presidente da Soamar Geraldo Sperb.
Conforme o capitão fluvial, a ação se deu diante das recentes ocorrências com embarcações no Guaíba, onde houve dois incêndios em apenas uma semana. "Diante dessas ocorrências, tomamos essa medida educacional para orientar os condutores e proprietários", enfatizou, lembrando que desde o ano passado a Diretoria de Portos e Costas (DPC) realiza uma campanha nacional de conscientização para prevenção de incêndios em embarcações de esporte e recreio denominada "Todo grande incêndio começa com um pequeno descuido."
O capitão fluvial aproveitou a oportunidade e parabenizou o VDS pela conduta em uma das ocorrências registradas, lembrando que o clube soube conduzir e auxiliar o proprietário no sinistro.
Durante palestra, orientações importantes foram dadas aos presentes, como: o condutor sempre deve observar as normas de segurança, o incêndio não necessariamente ocorre com a embarcação em movimento, não utilizar combustível com ponto de fulgor inferior a 60º, além da manutenção constante também após a manutenção o proprietário deve testar e revisar a embarcação e que na ocorrência de incêndios, a remoção da embarcação é de responsabilidade é do proprietário, lembrando sempre que a prevenção é sempre o melhor caminho.
João Gilberto de Oliveira ainda salientou aos presentes que incidentes na água devem ser imediatamente comunicados por telefone à Capitania Fluvial pelo número 185 (e não aos Bombeiros ou Polícia como de costume), pois o tempo de resposta à ocorrencia é menor e a Marinha está sempre preparada para qualquer evento com embarcações.
Baixe e confira o material apresentado pela Capitania Fluvial de Porto Alegre na palestra:
Campanha nacional de conscientização para prevenção de incêndios em embarcações de esporte e recreio
Orientações da CPFA para prevenção de incêndios em embarcações de esporte e recreio