Programa de Segurança do VDS segue com novas ações de treinamento e equipamentos
O Veleiros do Sul inicia o ano de 2016 dando continuidade as ações previstas em seu Programa de Segurança. Constituído por uma equipe interna especializada de consultores do próprio clube, o programa visa garantir aos associados, velejadores, convidados e locatários de nossos espaços um atendimento padrão em casos de emergências. As ações, divididas em três segmentos — capacitação pessoal, equipamentos e estabelecimento de protocolos — estão sendo implantadas.
Nesta semana foi afixado na Portaria do clube prancha de socorro para imobilização da vítima e bolsa com material de socorro que ficarão disponível para toda comunidade do VDS (associados e funcionários) em situações de urgência em terra. Os botes da salvatagem também receberam a bolsa vermelha de socorro que contém: colar cervical, compressas de gaze esteril, atadura de crepe, manta térmica, máscara para respiração cardio-pulmonar (RCP) descartável e esparadrapos. O Brasileiro de 420 já contou com o material disponível para socorro de velejadores nos botes.
Além do material, foram intensificados os treinamentos com os cursos de Capacitação teórico-prática em atendimento e Suporte Básico de Vida, estes focados nos condutores de embarcações da EVM, Portaria e secretarias do Porto e Esportiva. Participaram da turma os colaboradores Rafael Paglioli (Esportiva), Cenildo Nascimento (Portaria), Ricardo Pereira (Porto) e Ricardo Titoff Salvador (EVM) que efetuará as ações de salvatagem nos eventos esportivos e será agente multiplicador das ações de segurança, tendo recebido uma mochila exclusiva de materiais de socorro.
O curso também incluiu um treinamento de salvatagem na rampa com a participação do gerente esportivo Odécio Adam e colaboradores Matheus Soares Cunha, Edi Feijó e Luiz Fernando. Na ocasião foram entregues três bolsas contendo materiais para efetuar os primeiros atendimentos em água, equipando as embarcações cabinadas do VDS: Comodoro Cativelli, Evaldo Ritter e Roberto Funke.
O programa do VDS estabelece protocolos de atendimento e treinamento continuado. Estes protocolos são de extrema importância pois a capacitação de funções chave em primeiros socorros, sistema de comunição interna e externa, treinamento continuado e gestão de crise podem efetivamente salvar vidas. Os casos de emergência devem ser imediatamente comunicados à Portaria do VDS que dará continuidade às ações de socorro. Ainda em 2015 aulas práticas com Treinamento em Primeiros Socorros foram ministradas aos funcionários do Clube, capacitando-os para os primeiros atendimentos.
A equipe de consultores do Programa de Segurança é composta por profissionais da área da saúde associados do clube:
Dr. Luciano Eifler: Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Mestre em Ciências da Saúde - UFRGS/HCPA, Instrutor dos cursos Pre Hospital Trauma Life Support e Advanced Trauma Life Support, Professor da Disciplina de Trauma e Emergência da Universidade Luterana do Brasil, Socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Porto Alegre e Presidente da Capítulo RS da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado.
Enfermeira Úrsula G. Silva: especialista em administração hospitalar e mestrado na UNISINOS responsável pela implementação de protocolos de atendimento nos hospitais (Militar, Mãe de Deus e Divina).
Dr. Ricardo Autran: médico tenente coronel, com formação em medicina de emergência, possui curso de gerenciamento de crises, tendo sido responsável pelo serviço de emergências das tropas da ONU, SMO (Senior Medical Officer) no Timor Leste.