Começou hoje o Brasileiro de 420 de 2016 no VDS
O Campeonato Brasileiro da classe 420 começou nesta segunda-feira no Veleiros do Sul com a disputa da regata de abertura, que serve apenas de treino para a competição. Os vencedores foram Ricardo Paranhos/Gabriel Tolentino (ICB/ICJG) e como sempre ocorre muitas duplas não cruzaram a linha de chegada por superstição. Confira a súmula.
Fotos: Ricardo Pedebos/Veleiros do Sul
No início da tarde houve a abertura do campeonato com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) Marco Aurélio de Sá Ribeiro e o presidente nacional da classe 420, Renato Brito.
A cerimônia foi conduzida pelo comodoro do clube anfitrião Eduardo Ribas que falou sobre a importância de ser a sede deste evento, já que o Veleiros do Sul tem feito grandes investimentos na vela jovem por meio dos Projetos de Formação de atletas em convênio com a Confederação Brasileira de Clubes (CBC).
“Somos um clube de vela por excelência e nos sentimos felizes pela presença de jovens velejadores entre nós. O Clube tem trabalhado para aumentar o intercâmbio com outros estados, pois somos um país de dimensões continentais, e dessa aproximação podemos desenvolver mais a vela nacional”.
Ao dirigir a sua mensagem aos competidores, o presidente da CBVela disse que o Veleiros do Sul é “o templo da vela do país e que atualmente possui um dos melhores, senão o melhor projeto de vela jovem sendo executado”. Ele também ressaltou o campeonato "como um momento que certamente marcará a vida de todos vocês”.
Logo após a abertura teve a reunião com os competidores e novamente o presidente Marco Aurélio falou a eles, mas dessa vez o dirigente carioca abordou sobre a visão de desenvolver espírito de equipe para todos crescerem juntos, e para os jovens que têm pretensões de fazer uma campanha, o presidente colocou a entidade a disposição dos jovens. “Nos procurem que daremos todas as orientações. Muitos daqui podem estar na Olimpíada de Tóquio em 2020, mas o trabalho precisa começar desde agora”.
Representam o Veleiros do Sul na competição Nicolas Mueller e Gabriel Mueller (em 5º na regata de abertura), Tiago Quevedo e Erik Hoffmann (7º) e Iagor Franco e Philipp Rump (20º).
O Brasileiro de 420 conta com a participação de 20 tripulações dos estados do RS, SP, RJ, Distrito Federal e da Argentina. A partir de terça-feira começa a série de 10 regatas válidas pelo campeonato na raia da Pedra Redonda e se estenderá até sábado.