Flotilha Minuano fez pódio no Brasileiro de Optimist e ainda conquistou o título mirim

Mesmo sendo a flotilha das mais novas no 44º Brasileiro de Optimist de 2016 com média de idade de 11 anos, o Veleiros do Sul viu os seus talentos despontarem. Nossos representantes subiram no pódio da competição encerrada neste domingo no Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê.

Lucas Stolf terminou em quarto lugar e até o penúltimo dia tinha chance de chegar ao título. Ele confirmou a sua vaga na equipe brasileira que disputará o campeonato Sul-americano a ser realizado em Salinas, no Equador, na Páscoa em março.

Germano Becker ficou em 29º. Erick Carpes, 10 anos, foi o campeão brasileiro mirim e 33º na geral, Pedro Amine 40º, Leonardo Caminha em 61º, hoje se destacou ao vencer a 10º regata, e Gabriel Rimoli terminou em 64º. O Veleiros do Sul foi o único clube que teve dois mirins entre os vencedores das 12 regatas realizadas em Jurerê: Erik e Leonardo.

Na flotilha prata Alexandre Becker Santos ficou em 15º, Guilherme Becker de Araujo Santos em 19º, Francisco Ruschel em 22º, Felipe Gouvea 25º e Luan Martins em 48º. Resultados finais

bRASILopFINAL 1fotos: Sérgio Vignes/Assessoria ICSC

Os resultados alcançados pela Flotilha Minuano mostraram que o Clube está realizando um trabalho bem feito na sua vela de base e se mostrou promissor pelo sucesso obtido com essa nova geração. Parabéns aos técnicos Juan Sienra, Caroline Boening, ao team líder Mauro Ferreira e aos pais. União e força!

O 44 Brasileiro de Optimist também revelou a liderança da flotilha gaúcha no cenário nacional, depois do bicampeonato em 2014 e 2015, com Tiago Quevedo, do Veleiros do Sul, agora teve cinco velejadores entre os 10 primeiros colocados: Gabriel Kern, vice-campeão, do Clube dos Jangadeiros, e campeão por equipes, também do CDJ.

Os pernambucanos Tiago Monteiro e Marina da Fonte, ambos do Cabanga Iate Clube, foram os campeões do 44º  Brasileiro de Optimist. Em um dia perfeito em Jurerê as três regatas finais da competição foram realizadas em condições de vento nordeste, com vento soprando entre 8 e 12 nós.

Após o Sul Americano haverá no mês de abril em Ilhabela (SP) a seletiva que definira as equipes nacionais para o Mundial, Europeu e Norte-Americano.

O 44º Campeonato Brasileiro de Optimist tem chancela e homologação da CBVela (Confederação Brasileira de Vela) e ABCO (Associação Brasileira da Classe Optimist), com realização do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha. O evento conta com o apoio da CYRELA.

 

Classificação após doze regatas (um descarte):
1º Tiago Monteiro (PE- CIC) – 52pp
2º Gabriel Kern (RS – CDJ) – 64pp
3º Giovanne Pistorello (RS – CDJ) – 80pp
4º Lucas Stolf (RS – VDS) – 87pp
5º Vinicius Koeche (RS – CDJ) – 96pp
6º Guilherme Plentz (RS – CDJ) – 107pp
7º José Irineu (SC – ICSC) – 111pp
8º Guido Hirth (RJ – ICRJ) – 115pp
9º Marina da Fonte (PE – CIC) – 115pp
10º Nicolas Bernal (SP – YCSA) -129pp