VDS cuida do meio ambiente e busca a valorização do Guaíba
A água não precisa do ser humano, mas os humanos precisam da água para viver. E para quem navega a questão vai além da pura sobrevivência. É um sentimento de amor. Portanto preservá-la é algo que nos diz respeito. Os problemas ocasionados pelos resíduos sólidos é um assunto de interesse mundial e o Veleiros do Sul tem feito um trabalho constante no controle, limpeza e conscientização com relação a poluição do lixo nas águas e nas orlas.
Entre as fontes poluidoras destaca-se o plástico. A ilha Chico Manoel, subsede do Clube sofre as consequências negativas do destino desordenado do plástico. A corrente do Guaíba que corre na direção sul muitas vezes traz esses resíduos até as costas da ilha. Infelizmente a população desconsidera os benefícios que o Guaíba traz para a sociedade e a organização da nossa geografia.
Os funcionários do Clube realizam constantemente a limpeza e coleta de embalagens descartadas, que são recolhidas e encaminhadas ao destino certo para esses resíduos. Todas as vezes dezenas de sacos de 100 litros são enchidos com lixo plástico e levados de barco até a sede do VDS. É comum associados também participarem de ações desse tipo, além da observação de normas que evitam danos ao meio ambiente. Graças a esse trabalho a ilha Chico tornou-se um dois locais de natureza nativa mais preservado da região do Lago Guaíba.
Em anos anteriores o Clube já desenvolveu projetos com crianças da rede escolar sobre conscientização ambiental. Além de poluir o solo e a água existe outro problema causado pelo plástico no meio ambiente, quando jogado nas águas, representa perigo principalmente para os peixes e animais aquáticos que acabam ingerindo o plástico pensando ser alimento natural. Na Escola de Vela Minuano faz parte do ensino para as crianças o manejo adequado de produtos que possam poluir a água e a valorização do meio ambiente. Dessa maneira o Veleiros do Sul procura dar sua contribuição nesse campo, afinal de contas, a água não deixa de ser o ambiente natural dos navegadores.