EVM forma 56 velejadores nas comemorações finais dos 81 anos

O encerramento das comemorações dos 81 anos do Veleiros do Sul foi realizado no final da tarde do domingo (13). A cerimônia iniciou com aposição floral no busto do Almirante Tamandaré e a presença da comodoria, associados e convidados. O Veleiros do Sul foi fundado em 13 de dezembro, dia do Marinheiro. 

O comodoro Eduardo Ribas e o comandante da Capitania Fluvial de Porto Alegre, capitão de fragata João Gilberto de Oliveira colocaram uma coroa de flores no monumento. Em seguida, conforme a tradição marinheira foi realizada no mastro naval o cerimonial do arriar a bandeira.  Foram feitas as sete vivas de apito e continências pelo grupo de oficias e praças do navio patrulha Benevente.

Participaram do arriamento das bandeiras o Comodoro Eduardo Ribas, presidente do Conselho Deliberativo Newton Aerts, comandante João Gilberto e o ex-comodoro Jorge Alberto Vidal, que finalizou a cerimônia falando sobre a Marinha brasileira e o Veleiros do Sul. Ele também contou como foi a doação pela Marinha do busto do Almirante Tamandaré ao Veleiros do Sul no começo dos anos 70.

O Comodoro Ribas convidou a todos para a cerimônia de entrega dos troféus e medalhas das Regatas dos 81 anos que ocorreu na área da marina em frente a varanda. Antes da premiação foram entregues os diplomas para 56 crianças e jovens dos cursos da Escola de Vela Minuano: Branco, Amarelo, Verde e Vela Jovem. Esse ano foi destaque o grande número de diplomados. E também foi realizada uma homenagem ao coordenador da Escola de Vela Minuano Mauro Ferreira e a professora Caroline Boenning.   

Após o Comodoro Eduardo Ribas do VDS deu seguimento a diplomação dos sócios veteranos, associados que contribuíram durante 30 anos para o Clube. O comandante da Capitania Fluvial de Porto Alegre, capitão de fragata João Gilberto de Oliveira foi convidado para entregar o diploma e o pin do VDS aos veteranos. Os jubilados neste ano foram: Renato Guaragna, Luiz Gustavo Tarragô de Oliveira, Pablo Roberto Miguel, José Antônio de Azevedo Magalhães, José Horácio Conte Ortega, Edgar Machado Rilho e Idir Paludo.   

Por último foi realizada a premiação das regatas de Monotipos e Oceano dos 81 anos com a participação do vice-comodoro esportivo Diego Quevedo, Capitão João Gilberto de Oliveira e Carlos Henrique de Lorenzi, Diretor técnico da Fevers. Após a entrega dos troféus e medalhas foi servido um coquetel no Salão Social.