Extasis assume a ponta no Sul-americano de J24

 No segundo dia de disputa do Campeonato Sul-americano da classe J24 em Porto Alegre os uruguaios do Extasis Sailing Team assumiram à frente da classificação seguido pelos gaúchos do C’est la Vie, do Veleiros do Sul, sede do evento. E em terceiro estão os argentinos do barco Worknet, de Olivos.

Neste sábado foram realizadas três regatas de percurso barlasota com vento noroeste e depois sudeste/leste. A primeira disputa teve chegada de contravento devido a rondada de vento de 170º no meio da última perna. A segunda e terceira foram na intensidade de 16 nós. O dia também teve uma vitória de cada um dos três primeiros colocados na classificação geral. O Extasis, de Pedro Garra, o C’est la vie, de Henrique Dias e o Worknet, de Nicolas Cubria. Veja os resultados parciais.

O Sul-americano conta com 12 barcos da Argentina, Brasil e Uruguai. Alguns vieram de longe por via rodoviária trazendo o barco, como os casos da equipe do Eurus, de Ronaldo Senfft, que veio de Niterói (RJ) e da tripulação do Morrucho, que saiu de Mendonza até Porto Alegre. Os argentinos velejam no lago Potrerillos, na cordilheira dos Andes a cerca de 1.900 metros de altitude do nível do mar com água cristalina e onde não é permitido navegar a motor. “Pode-se tomar água direto do lago e o vento fica em torno dos 16 nós”, diz o comandante Sebastian Halpern. Os representantes do Yacht Club de Mendonza estão em quinto lugar no campeonato.

 Neste sábado ocorreu a Assembleia Nacional da classe J24 presidida pela velejadora Andrea Nicolino, de Niterói. O Sul-americano de J24 encerra neste domingo a partir das 11 horas.