Geison e Gustavo de olho na Copa Brasil de Vela
Os tricampeões sul-americanos de 470 Geison Mendes e Gustavo Thiesen voltaram aos treinos no Veleiros do Sul depois de um período no Rio de Janeiro. A dupla está na disputa pela vaga na equipe brasileira de vela para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 na classe 470 masculina . “Nós ficaremos em Porto Alegre até o final do mês e depois retornamos ao Rio para seguirmos o nosso treinamento até a Copa Brasil que começará na metade dezembro”, diz o proeiro Gustavo Thiesen.
A Copa do Brasil, que ocorre de 13 a 20 de dezembro, será a última chance para eles representarem o Brasil na Olimpíada. Geison e Gustavo possuem a melhor classificação no ranking da Federação Internacional de Vela (ISAF) entre as duplas brasileiras (23º lugar) e tem por objetivo manter o bom desempenho que têm conquistado nas competições internacionais desde formação da dupla em 2012 que faz parte do Projeto Vela Olímpica Veleiros do Sul com o incentivo das empresas Banrisul, Corsan, Metalúrgica Fallgater, Vipal e Ritter Alimentos.
“Estamos nos dedicando exclusivamente à campanha há três anos. Obtivemos ótimos resultados conquistando seis campeonatos e obtendo um percentual acima de 70% de aproveitamento na maioria dos eventos que competimos em 2015”, disse Geison.
“Nós esperávamos ser indicados após o resultado do Mundial deste ano, entretanto com a publicação da nota oficial 011/2015 pela CBVela, isso só aconteceria em caso de unanimidade da decisão do Conselho Técnico de Vela, o que não ocorreu. Ficamos chateados, pois essa decisão da diretoria da CBVela de condicionar a indicação a unanimidade foi aplicada única e exclusivamente para o 470 masculino, não sendo aplicado às demais classes olímpicas. Nossa participação em diversos eventos nos permitiu estar à frente das demais duplas do Brasil e agora tudo foi zerado e a seletiva será em apenas um evento, sendo completamente desconsiderado todos os resultados até o presente momento, incluindo campeonatos mundiais e competições no mesmo mês dos jogos de 2016. Mas não desanimamos, seguimos focados e nos adaptando as regras e vamos treinar forte para a Copa Brasil de Vela" confia o timoneiro.