Catarinense Alex Veeren é o destaque do 1º dia do Centro Sul-americano de Laser Radial
O Veleiros do Sul deu início nesta segunda-feira o Campeonato Centro Sul-americano de Laser. A classe Laser Radial, primeira a competir, realizou duas regatas nesta tarde e os brasileiros foram o destaque do dia de abertura. Na classificação geral, quem lidera é o catarinense Alex Veeren, do Iate Clube de Santa Catarina, após vencer as duas primeiras disputas. Em segundo lugar ficou o gaúcho Philipp Grochtmann do Veleiros do Sul com o paulista Martin Lowy na terceira colocação.
A instabilidade do tempo em Porto Alegre deu uma trégua neste primeiro dia. Apesar da forte correnteza do Guaíba, que por estes dias está bem acima do seu nível de normalidade com a cheia, o clima não causou probelmas para os velejadores e nem à comissão de regatas, que conseguiram concluir com sucesso as duas regatas programadas. A primeira disputa teve vento mais fraco, de 6 a 8 nós, que de tão inconstante no início, obrigou a comissão a alterar o percurso de barlasota para trapezoidal. Em razão do grande número de competidores, as flotilhas foram divididas nas cores amarelo e azul. A largada da flotilha amarela ocorreu às 14h21min, com a azul largando 20 minutos depois, após uma chamada geral. A segunda regata também teve percurso trapezoidal. O vento firmou na direção sul e ficou mais forte, com cerca de 15 nós, garantindo uma regata rápida para as duas flotilhas, que concluíram as disputas às 17h51min.
Em ambas o catarinense Alex Veeren chegou na frente, arrancando com vantagem no campeonato com dois pontos perdidos. Philipp Grochtmann (3º+2º) lugares e é o segundo com 5 pontos, enquanto Martin Lowy (2º+6º) vem em terceiro.
Já na disputa feminina, Odile Ginaid largou na frente com 10 pontos, seguida de perto pela guatemalteca Andrea Aldana que vem com 11 pontos perdidos. A venezuelana Daniela Rivera é a terceira colocada com 13 pontos.
Para esta terça-feira estão previstas mais duas regatas. Confira aqui a classificação provisória. Nesta primeira etapa, na classe Laser Radial, competem 85 velejadores vindos da Argentina, Bermudas, Brasil, Chile, Equador, Guatemala, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O Campeonato Centro Sul-Americano de Laser conta com a participação de cerca de 165 atletas das Américas do Sul, Central e do Caribe e tem apoio Jimo, Equinautic e ITrax Composites.