45º Troféu Seival largou na manhã deste sábado
Chuva fina e correnteza forte em um Guaíba nivelando em 2,45m, porém com vento moderado. Assim largaram as regatas longas 45° Troféu Seival, 26ª Regata Farroupilha e 18º Velejaço Farroupilha no 24º Circuito Conesul de Vela de Oceano realizado pelo Veleiros do Sul com apoio da Delta Yachts. A empresa Cais Mauá sediou o evento em uma iniciativa que visa receber cada vez mais eventos esportivos após as obras de revitalização.
O belo Pórtico do Cais Mauá emoldurou a solenidade cívica realizada pelo clube com a participação do comodoro Eduardo Ribas, do vice-comodoro social Christian Willy, do presidente da Soamar Geraldo Sperb, do administrador do Cais Mauá Ivan Winter e do representante da Capitania Fluvial de Porto Alegre, Tenente Parodes e presenciada pelo pequeno público que enfrentou o tempo ruim para prestigiar o evento.
Após a hasteamento das bandeiras e execução do hino rio-grandense, foi dado início aos procedimentos de largada, que sofreu um rápido retardamento em razão da correnteza que deu trabalho às tripulações dificultando a subida (mesmo que motorando) dos 20 barcos participantes até o ponto de partida, bem defronte ao pórtico.
Às 11h35min a Comissão de Regatas chefiada por Odécio Adam deu a largada no Troféu Seival com vento sudeste de intensidade de 12 nós e rajadas que variaram entre 18 a 20 nós. A 45ª edição do Troféu Seival percorrerá cerca de 70 milhas náuticas pelo Guaíba e Lagoa dos Patos até o farolete da ilha do Barba Negra e retorna até a linha de chegada para todas as classes, montada próxima a ilha do Presídio.
Já a Regata Farroupilha, de 50 milhas, vai até a entrada da Lagoa dos Patos e retorna. A previsão de chegada para o Seival é na madrugada de domingo. O encerramento do 24º Circuito Conesul ocorre amanhã (11) com confraternização e premiação às 17 horas no Salão Social.