EVM realiza almoço e festeja Roque Moraes
A Escola de Vela Minuano reuniu neste sábado cerca de 80 pessoas — pais, alunos e professores — para um almoço de confraternização. Na oportunidade também foi realizada uma homenagem a um funcionário do Veleiros do Sul que é muito importante para a história da classe Optimist no país, Roque Moraes.
Roque — que é o marceneiro e até hoje atua no clube — foi quem construiu os primeiros barcos de Optimist para o Veleiros do Sul e fez também barcos para o país todo, incluindo muitos que conquistaram títulos nacionais, desde o anos de 1973, quando fez o primeiro Optimist para o clube. Em toda a carreira, Roque fez ao todo 560 barcos Optimist em madeira e 10 deles, feitos na década de 80, são usados pelos alunos da Escola de Vela Minuano até hoje nas aulas de introdução à classe.
A homenagem contou com depoimentos do associado Eduardo Scheidegger Jr., que relatou aos pais presentes ter acompanhado a construção dos primeiros barcos de Optimist, destacando a importância de Roque Moraes na história da náutica no país e do Veleiros do Sul. O vice-comodoro Diego Quevedo, que começou a velejar em Optimist feitos por Roque, agradeceu ao homenageado em nome da comodoria e comentou sobre o esforço do clube em continuar sendo referência na classe ao adquirir novos barcos em projetos e convênios com entidades de apoio ao esporte como CBC e Ministério do Esporte, totalizando em 40 o número de Optmists (hoje feitos em fibra) recém adquiridos pelo Clube.
Roque conta que o seu envolvimento não terminava com os acabamentos "Eu participava não só na fabricação dos barcos, mas também acompanhava as regatas e o rendimento dos barcos a fim de melhorar a qualidade e isso foi muito importante pra mim", comentou emocionado. Também participou do evento a família Schultz, apoiadora da Escola de Vela Minuano por meio da empresa Sul Náutica.