VDS conclui Treinamento em Primeiros Socorros com os colaboradores

Ação prevista pelo Programa de Segurança que está sendo implantado no Veleiros do Sul, o Treinamento em Primeiros Socorros para os funcionários do Clube foi concluído nesta terça com a participação de colaboradores de todas as áreas, entre eles professores da Escola de Vela Minuano e funcionários do pátio. O curso prepara e qualifica a assistência a vítimas de acidentes até a chegada de socorro especializado (o VDS é uma área protegida UNIMED). Assim como a primeira turma, os participantes da segunda também receberão certificado que atesta a participação no curso. 

 

O Comodoro Eduardo Ribas recebeu a todos destacando que a iniciativa do VDS em preparar o seu colaborador para situações de emergência é rara entre os clubes náuticos e é importante diante dos eventos que podem ocorrem em terra ou na água, ou mesmo fora do trabalho e que entre as ações está prevista a implantação de uma Brigada de Socorro entre os funcionários. Em seguida o médico Luciano Eifler ministrou o treinamento teórico e prático com a participação de todos os presentes que puderam aprender e experimentar a compressão cardíaca e os equipementos de socorro recém adquiridos pelo clube. Consultora do Clube no Programa de Segurança, a enfermeira Úrsula Gliesh da Silva comunicou que os botes e barcos do clube contarão com bolsas contendo materiais para que os colaboradores tenham à mão os materiais, que conforme o Dr. Eifler comentou, de nada serviriam sem treinamento especializado para uso em situações de socorro.

 

equipe de consultores do Programa de Segurança é composta por profissionais da área da saúde associados do clube:

 

Dr. Luciano Eifler: Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Mestre em Ciências da Saúde - UFRGS/HCPA, Instrutor dos cursos Pre Hospital Trauma Life Support e Advanced Trauma Life Support, Professor da Disciplina de Trauma e Emergência da Universidade Luterana do Brasil, Socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de  Porto Alegre e Presidente da Capítulo RS da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado.

 

Úrsula G. Silva: enfermeira, especialista em administração hospitalar e mestrado na UNISINOS responsável pela implementação de protocolos de atendimento nos hospitais (Militar, Mãe de Deus e Divina).

 

Dr. Ricardo Autran: médico tenente coronel, com formação em medicina de emergência, possui curso de gerenciamento de crises, tendo sido responsável pelo serviço de emergências das tropas da ONU, SMO (Senior Medical Officer) no Timor Leste.