Flotilha de Laser recebe os novos barcos do projeto Formação Olímpica I - CBC
O Veleiros do Sul recebeu nove novos barcos da classe Laser que foram adquiridos pelo projeto Formação Olímpica I, resultado do edital 01 convênio de número 4 com a Confederação Brasileira de Clubes (CBC). Nesta sexta-feira quatro deles foram montados e fizeram sua primeira velejada teste com os velejadores Alan Willy, Marcelo Gallichio, Phillipp Grochtmann e Rodolfo Streibel.
Os velejadores que receberam os barcos foram escolhidos conforme os critérios do projeto que contempla atletas em formação da vela de base com idade inferior a 23 anos. A aquisição se deu após a aprovação do projeto de formação olímpica do VDS, incluso entre os clubes beneficiados pelo convênio com a Confederação Brasileira de Clubes (CBC), em que via Lei Pelé é direcionado 0,5% da arrecadação das loterias para os clubes investirem na formação de atletas olímpicos e de base.
Lei Pelé
Em 2011, uma mudança na Lei Pelé, feita pela Lei 12.395/11, incluiu a CBC como beneficiária de 0,5% do total da arrecadação das loterias da Caixa Econômica Federal ao lado do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O Governo Federal apoiou os clubes, tradicionalmente os grandes formadores de atletas do país, em sua reivindicação de receber parte da arrecadação das loterias federais. Para que fosse possível a inclusão da CBC nos repasses da Lei Agnelo/Piva, o Ministério do Esporte abriu mão de porcentagem do que lhe cabe das loterias.
A CBC aprovou em novembro de 2014 os primeiros 24 projetos que passaram a contar com recursos da arrecadação das loterias. Desde 2011, até o fim de julho de 2014, o montante acumulado era de R$ 150 milhões, que se destina a subsidiar projetos de formação de atletas de base.
Entre os aprovados estava o Veleiros do Sul com o seu Projeto de Formação Olímpica I. Dos 37 clubes que se submeteram a cadastro, 16 tiveram propostas aprovadas, totalizando 24 projetos – 22 olímpicos e dois paraolímpicos – que somam R$ 23 milhões. O Veleiros do Sul também passou a integrar o Cadastro Geral de Entidades de Prática Desportiva (EPDs) e o Conselho de Interclubes da CBC-FNC, órgão de planejamento estratégico e especializado com atribuições de fomentar a formação de atletas olímpicos e paralímpicos.