Encontro dos Cruzeiristas foi uma noite de emoção e boa conversa

IMG 0122 220x149

A noite dos Cruzeiristas foi de conversa animada, momento de lembrança e emoção, e o tradicional Cordeiro Setembrino, do Sérgio Neumann, prato apreciado pelos membros do grupo. O encontro recebeu a agradável visita de Átila Böhm, que cresceu no Veleiro do Sul e seu pai Lászlo Böhm foi Comodoro e “Mãe”, do Grupo dos Cruzeristas.

Átila atualmente é o comandante da famosa schonner brasileira Atrevida, de 95 pés, construída em 1923 nos Estados Unidos e que ainda hoje participa de competições dentro e fora do Brasil levando a bandeira do Veleiros do Sul. Além do comandante, a tripulação conta com outros associados do VDS: Miguel Virgílio Petikovicz e André Gick, que também estavam presentes no jantar.

O cruzeirista Jorge Alberto Vidal protagonizou um momento de muita emoção no jantar ao surpreender o Átila ,dando-lhe um troféu que estava em sua posse há 43 anos. Antes, Vidal contou a história do presente. Em 1972 ele importou um veleiro de construção francesa, o Arpége, de 30 pés e neste mesmo ano correu o Troféu Seival. Vidal conta que sua tripulação vinha liderando com folga toda a longa regata quando próximo a ilha Chico Manoel bateram nas pedras da Vovó. Depois de quase ganha a regata o barco ficou sem leme e eles abandonaram a disputa.

“Na entrega de prêmios fomos considerados os vencedores morais da prova, recebendo das mãos da artista plástica Inge Bohm - mãe de Átila – uma linda lembrança de sua autoria, feita em cerâmica”, passagem que Vidal conta no seu livro “Conta todas, Vovô”, e que fazia parte do acervo como um dos mais apreciados e significativos. Comovido, Átila agradeceu ao Vidal e a todos Cruzeiristas.

O Jantar de setembro foi conduzido pelo Ministro do Chope, e “Mãe” interino, Henrique Ilha que fez as leituras protocolares das Atas e puxou o refrão cruzeirista de Hip, Hip, Hurrah! Em homenagem ao cozinheiro da noite Sérgio Neumann.

O vice-comodoro social e de marketing Christian Willy falou representando o comodoro Eduardo Ribas e o presidente do Conselho Deliberativo, Newton Aerts, que não puderam comparecer por motivos profissionais, sobre os projetos de expansão do Clube, apresentados na noite anterior ao Consellho, sobre as flotilhas, a Escola de Vela Minuano e lembrando que o VDS é um espaço de amizade e familiar.

Por último falou Gustavo Tiesen, que junto com Geison Mendes, busca a vaga na classe 470 brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio. Guga relatou como está a campanha olímpica, os próximos desafios da dupla, como o Mundial em outubro em Israel, a chegada dos barcos novos e elogiou o VDS pela sua estrutura singular entre os clubes do Brasil.

Para o próximo Jantar dos Cruzeiristas, dia 7 de outubro, foi escolhido como cozinheiro Cícero Hartmann, que já anunciou uma Paeja, no cardápio.