Geison e Gustavo começam a disputa da Semana Internacional de Vela do Rio

Com informações PecciCom

Começou nesta segunda-feira no Iate Clube do Rio de Janeiro a última etapa da 28ª Semana Internacional de Vela, com regatas para as classes 49er, 49erFx e 470 masculino e feminino. Assim como tem sido nos últimos dias, o vento demorou a aparecer e a Comissão de Regatas deixou os velejadores esperando por mais de uma hora em terra, antes de mandar as quatro flotilhas para a água. As regatas começaram em torno das duas da tarde, com vento bastante fraco.

O 470, que correu na raia da Escola Naval, as regatas também são válidas como Campeonato Sul-Americano, porém apenas uma prova foi realizada. Entre os homens, os líderes são os atuais campeões mundiais, os australianos Mathew Belcher e Wil Ryan. Os meninos do Brasil também foram bem e Henrique Haddad e Bruno Bethlem ocupam a quinta colocação, enquanto Geison Mendes e Gustavo Thiesen aparecem em nono, dentre 25 barcos.

Entre as mulheres, Camilla Lecointre e Hélène Defrance, da França, lideram, com as brasileiras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan em segundo.

“Foi um dia bem difícil, com muita corrente, e estamos felizes com o resultado. É a primeira regata de um campeonato difícil, com bastante gente boa. Este é o nosso primeiro evento depois da confirmação para os Jogos. Depois de Hyères priorizamos o treino no Rio ao invés de participar de competições, justamente por conta do Evento Teste. Vai ser uma semana bem dura, a condição está bem difícil, então temos que festejar quando temos um dia bom e saber que nem todos os dias serão assim, mas faremos o possível para que sejam”, disse Fernanda, dona da única medalha da vela feminina brasileira, o bronze em Pequim 2008. Confira aqui os resultados do dia.

Nesta terça-feira a previsão é de que até duas regatas sejam disputadas pelos 470 e até três pelos 49er e 49er FX. A 28ª Semana Internacional de Vela do Rio tem a organização do Iate Clube do Rio de Janeiro e conta com o apoio da CBVela.