Samuca e Swan terminaram em 10º na classe Nacra 17 na Semana Internacional de Vela do RJ
A dupla do VDS com Samuel Albrecht e Isabel Swan terminou em 10º lugar na Nacra 17 e foi a terceira entre os brasileiros. Nova Zelândia, Austrália, Bélgica e Áustria conquistaram o ouro nas classes Finn, Laser Standard, Laser Radial e Nacra 17.
A quinta-feira foi um dia de verão em pleno inverno no Rio de Janeiro. E a mistura de sol e vento foi o desfecho perfeito para as classes Laser Radial e Standard, Finn e Nacra 17 que estão no Iate Clube do Rio de Janeiro disputando a 28ª Semana Internacional de Vela. Depois de quatro dias de competições os estrangeiros mostraram que estão bem preparados para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 e venceram em todas as categorias.
A Nacra 17, único barco misto do programa olímpico, a briga esteve acirrada entre os estrangeiros, para ver quem ficava com o título, e entre os brasileiros, para ver quem seria a melhor dupla, uma vez que esta é uma das quatro classes que ainda não têm o representante brasileiro definido para os Jogos. No final o título ficou com o austríaco Thomas Zajac e sua parceira Tanja Frank. Juliana Mota e Leandro Azambuya foram os melhores brasileiros, na oitava colocação, João S. Bulhões e Gabriela N. Sá ficaram em 9º, Samuel Albrecht e Isabel Swan em 10º e André Mirsky / Kyra Mirsky em 11º lugar. O último dia foi nada bom para a dupla do VDS, com um 11º e 10º nas duas regatas finais do total de 12.
Na classe Laser Radial, o campeão foi o australiano Tom Burton, número um do ranking da Federação Internacional (ISAF). Tom abriu três pontos de vantagem sobre o neozelandês Sam Meech, segundo colocado. Completa o pódio o também australiano Matt Wearn, segundo colocado no ranking mundial. O melhor brasileiro foi João Oliveira, na quinta colocação.
“As regatas foram bastante disputadas. Estou velejando bem e estou com a cabeça focada na maré e no vento. Então, enquanto conseguir fazer isso, vou continuar velejando bem. Já estive aqui por três vezes e quanto mais venho, melhor é”, disse Tom.
Entre as meninas do Laser Radial, o pódio também foi 100% estrangeiro. A vitória ficou com a belga Evi Van Acker, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, seguida pela americana Erika Reinecke e pela sueca Josefin Olsson. Fernanda Decnop, que acabou de conquistar a medalha de bronze no Pan de Toronto, foi a melhor brasileira, na oitava colocação.
“Foi uma semana bastante difícil, com condições bastante desafiadoras e maré completamente maluca. Aprendi muito, o que é a coisa mais importante que levo desta semana. Fico feliz com o bom resultado e com a preparação para o Evento Teste”, disse Evi.
Na Finn, Jorginho Zarif, que já foi escalado pela Confederação Brasileira de Vela para mais uma vez representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, mostrou que está bem preparado para a disputa do Evento Teste, próxima grande competição com foco em 2016, e encerrou a sua participação na terceira colocação, a apenas um ponto do segundo colocado, o holandês Peter Jan Postma. O vencedor foi o neozelandês Josh Junior, quinto colocado no ranking mundial.
“Foi muito bom, pude conhecer um pouco mais das raias e me acostumar um pouco mais com a maré e as rondadas de vento. Ainda teremos uma seletiva para as olimpíadas, mas é sempre bom vencer um campeonato, ainda mais no Rio”, disse Josh.
Nesta sexta-feira começam as regatas das classes RS:X masculina e feminina. Estão previstas nove regatas, sendo três por dia, com o descarte do pior resultado.
Para conferir os resultados completos, acesse www.sivrio.com.br.
A Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro tem a organização do Iate Clube do Rio de Janeiro e conta com o apoio da CBVela.