Subida do Guaíba deixa equipe do Porto do VDS em alerta
Se a noite foi de apreensão com a rápida subida de nível do Guaíba, a terça-feira com o retorno do sol está sendo dia de trabalho intenso para os marinheiros e os colaboradores do Veleiros do Sul. Na noite de ontem (20), com o volume incomum de chuvas nas regiões dos rios que abastecem o Guaíba e o vento sul forte em duas horas houve um aumento considerável no nível colocando em alerta os setores no Clube.
Conforme o Secretário do Porto do Veleiros do Sul Ricardo Pereira, após constatada a cheia, os funcionários do Clube comunicaram ao marinheiros a situação dos barcos e o trabalho se estendeu até as quatro horas da manhã. "Hoje o dia está sendo de limpeza, porém continuamos em atentos e o temos um funcionário da náutica que está permanente alerta no clube", diz Ricardo. Durante a tarde, com a água sobre os trapiches, funcionários e marinheiros se deslocam entre os barcos de bote e nas rampas se dá a coleta de aguapés e entulho que desce pelo rio e chega à marina.
Nível do Guaíba
Conforme a CEIC Metroclima da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Guaíba seguirá alto pois o Rio Jacuí voltou a subir. Da tarde de segunda até a tarde dessa terça, houve um aumento de meio metro. Na noite de ontem o nível era de 2.25 metros. Hoje está em 2.41 (tendo alcançado os 2.45 na manhã desta terça). Acompanhe a medição do nível do Guaíba de acordo com régua eletrônica instalada no Cais Mauá de leitura atualizada a cada 20 minutos neste link.