Paixão pela Vela: fotos da Flotilha Minuano levam três canadenses para o Optimist
A paixão pela Vela é contagiante. Sabemos dos casos em que ela passa de pais para filhos, de amigo para amigo. E o contágio ocorre geralmente à primeira navegada. Mas e quando essa paixão é transmitida à distância, via internet? O relato vem do Gilberto Vecchietti pai do Vicenzo, da Escola de Vela Minuano. Pai orgulhoso, Gilberto sempre registra as incursões de Vicenzo nas atividades da EVM com fotos que depois são compartilhadas nas redes sociais. A expectativa era ganhar curtidas, mas o que ele não esperava é que as fotos fossem motivar a paixão e que o esporte fosse ganhar mais três pequenos velejadores no Canadá.
Gilberto registra treinos da Flotilha Minuano
Pelo Facebook, Lilia Sapounzi de Toronto, no Canadá, amiga de infância de Gilberto, curtiu as fotos dos alunos da Escola de Vela Minuano e mostrou aos três filhos: Roman, 7 anos e aos gêmeos Julian e Adrian de 9 anos. Os meninos se interessaram muito pelas imagens do perfil de Gilberto e pediram a mãe que os levasse para as aulas de Optimist. "Quando vi que os guris dela ficaram interessados, mandei uma pilha de fotos da Flotilha Minuano (na disputa do Brasileiro de Optimist) no Rio em Janeiro... Aí eles se encantaram de vez", relata Gilberto.
Julian, Adrian e Roman, em foto ainda no inverno canadense
"Eles sempre gostaram muito de água, mas logo que viram as fotos do Vicenzo ficaram muito entusiasmados", conta Lilia, que com o marido Paul é sócia do no Bronte Harbour Yacht Club e prontamente levou os filhos para velejarem de Optimist. "O curso que eles estão fazendo dura só duas semanas e terminou nesta, mas eles já estão inscritos para a próxima turma em agosto", diz Lilia que agora acompanha em casa as disputas da Vela nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015.
O trio, já no Optimist
Lilia e Paul acompanhando o treino na raia
"Também mandei para ela aquela foto que tiramos juntos da barraca com as Optimães e ela ficou encantada com o nosso ambiente camarada", diverte-se Gilberto contando sobre a amiga Lilia que também já se define como "optimãe" e até acompanha o treino dos meninos na raia, no Lago Ontário.
Trio de volta ao Bronte Harbour Yacht Club
Um dos garotos se divertindo no Lago Ontário após o treino