VDS um passo adiante em Segurança

 

Um amplo programa de segurança está sendo implementado no VDS visando garantir aos associados, velejadores, convidados e locatários de nossos espaços um atendimento padrão em casos de emergências.

Este programa vem sendo desenhado para atendermos diferentes situações dentro do mesmo espaço que é o VDS, pois temos vários ambientes de uso como o lago Guaíba, nossas flotilhas, a EVM, piscina, salão de festas (no caso de locação), praças esportivas e a área de manutenção de barcos. Cada um destes setores requer um plano específico em caso de emergência.

O programa está dividido em três segmentos: capacitação pessoal, equipamentos e estabelecimento de protocolos de maneira que a sociedade como um todo saiba reagir proativamente em caso da ocorrência de um acidente.

No inicio do ano foi implementado o curso de arrais para todos nossos instrutores (tanto da EVM quanto das flotilhas) visando cumprir com as exigências mínimas requeridas. Também foram adquiridos equipamentos de segurança como coletes, apitos e lash de segurança para os botes e por fim os protetores (importados e homologados) para os hélices de nossos botes. Os instrutores da EVM receberão treinamento conforme as normas do Royal Yachting Association – RYA.

O programa do VDS esta sendo acelerado para que a última parte seja implementada com mais celeridade, que é o estabelecimento de protocolos de atendimento e treinamento continuado. Estes protocolos são de extrema importância pois a capacitação de funções chave em primeiros socorros, sistema de comunição interna e externa, treinamento continuado e gestão de crise podem efetivamente salvar vidas.

O VDS montou um time de consultores (além de um grupo de gestão de emergências interno que temos) capaz de implementar e dar seguimento ao programa de segurança VDS e elevar o nosso nível ao padrão internacional de exigência.

1 — Sra. Úrsula G. Silva: enfermeira, especialista em administração hospitalar e mestrado na UNISINOS responsável pela implementação de protocolos de atendimento nos hospitais (Militar, Mãe de Deus e Divina).

  — Dr. Ricardo Autran: médico tenente coronel, com formação em medicina de emergência, possui curso de gerenciamento de crises, tendo sido responsável pelo serviço de emergências das tropas da ONU, SMO (Senior Medical Officer) no Timor Leste.

3 — Dr. Luciano Eifler: Cirurgião Geral Titular Colégio Brasileiro de Cirurgiões (TCBC), Instrutor dos cursos Advanced Trauma Life Support do Colégio Americano de Cirurgiões e médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Porto Alegre.

Este programa consiste em um primeiro momento no aprimoramento de nossos equipamentos de atendimento de emergências como maca especial, coletes protetores de cervical, protetores térmicos, auxiliares de respiração, imobilizadores, etc. Também serão realizados treinamentos em primeiros socorros para mais de 25 pessoas chave para que sejam capacitados a interpretar e agir para que os indivíduos tenham o tratamento correto até que o serviço médico especializado chegue ao VDS (o VDS é uma área protegida UNIMED já há algum tempo).

Nosso clube muito provavelmente será o primeiro clube do Brasil a criar um sistema tão amplo de detalhado para eventuais emergências o que assegurará a possibilidade do VDS expandir suas atividades esportivas e sociais garantindo um padrão internacional de reação nas emergências.