Juan Ignácio Sienra: head coach e grandes planos para o VDS
Neste semestre o Veleiros do Sul passou a contar com o trabalho do técnico uruguaio Juan Ignácio Sienra. Aos 30 anos, Juan chega a Porto Alegre com um currículo diferenciado para um técnico na vela de base sul-americana e também um grande projeto: transformar o Veleiros do Sul em uma referência na formação de velejadores de alto rendimento.
Juan é de Montevidéu. Velejador desde os oito anos de idade formado pelo Nautilus Yachting Club, foi campeão sul-americano juvenil no Snipe e no 470, além de ter integrado por anos a Equipe Uruguaia de Vela. Como técnico, ele esteve presente em todos os mundiais de OP desde 2009, venceu cinco nacionais e obteve as maiores conquistas já alcançadas pelo Optimist uruguaio, além de alcançar o vice sul-americano de Laser para o Peru em 2011. No Veleiros do Sul ele chega para exercer a função de Head Coach, que engloba a coordenação em terra e água das classes Optimist, Laser e 420, formação de novos técnicos e supervisão do patrimônio náutico do clube. “Fui muito bem recebido, me sinto como se estivesse na minha casa e isso me motiva”, afirmou.
Ele conta como chegou ao Clube. “Velejei aqui muitas vezes. Em 2002 foi a primeira vez, sempre gostei do clube. Então conheci os velejadores Thiago Ribas e Erik. Era técnico da equipe uruguaia de Optimist OP e eles me convidaram a trabalhar com eles. Vim para fazer uma clínica e surgiu a oportunidade de trabalhar no VDS”, relatou.
A língua não é obstáculo para o técnico. “É mais difícil escrever em português, mas para falar está tranquilo, principalmente com os velejadores. Eles me entenderam muito rápido e eu também os entendo bem”, brincou Juan.
Entre as atividades do uruguaio, dar sequência às conquistas da Escola de Vela Minuano é um dos objetivos imediatos. “Temos ótimos velejadores. Nosso desafio será formar novos campeões como Tiago Quevedo e Gabriel Lopes. Já estamos preparando a flotilha para o Sul-americano. No 420, a gente está a caminho da Copa da Juventude em setembro, que será classificatória para os mundiais da ISAF Youth em dezembro na Malásia. Estamos programando também a ida a Semana de Buenos Aires em outubro, como preparação para o Sul-americano de Laser e para as seletivas de Optimist” detalhou.
Juan redesenhou o programa de formação de atletas do Veleiros do Sul. “O nosso programa de formação de atletas foi otimizado com o objetivo de permitir que o atleta se mova dentro do programa dependendo do seu desempenho. Permite que ele possa transitar dentro das modalidades do VDS conforme as suas habilidades. É um programa pioneiro na América do Sul, inspirado nos programas da Europa e Ásia. O objetivo é fazer de Porto Alegre um centro de Vela de alto rendimento. Estamos no centro da América do Sul e a posição geográfica de Porto Alegre é ideal para reunir os velejadores do continente”, ressaltou.
O trabalho já começou e o Clube já tem programada uma clínica para reunir velejadores de outros países. “Em agosto receberemos os melhores 20 optimistas do Chile para uma Clínica de integração onde eles realização treino com a nossa flotilha. Será o primeiro evento dessa modalidade no Brasil” diz o técnico, confiante no trabalho que o espera.