Tiago Quevedo e Gabriel Lopes são top 10 no Sul-americano de Optimist 2015

Foi encerrado neste sábado o Sul-americano de Optimist de 2015. Realizado em Paracas no Peru o campeonato contou com a participação do bicampeão brasileiro Tiago Quevedo e o campeão sul-americano de 2013 Gabriel Lopes. Atletas do Veleiros do Sul, ambos mostraram preparo, alto nível e excelência diante dos mais de 150 velejadores das Américas. 

Neste sábado, sexto e último dia do individual, Tiago Quevedo deu show de motivação e seguiu esbanjando talento. Fez um segundo lugar e encerrou a competição com mais uma vitória na última regata, ensinando que um campeonato se ganha com determinação e desempenho na raia. Ontem, quinto dia de regatas individuais, Tiago foi protestado e desclassificado nas duas disputas realizadas, o que infelizmente comprometeu a pontuação e o tão esperado título. Tiago foi o oitavo colocado geral, quinto sul-americano.

O campeão de 2013 Gabriel Lopes não deixou por menos e completou o top 10 para o Veleiros do Sul, na décima colocação geral e sétima no sul-americano, fechando com um 14º e 15º. A organização entregou o troféu de campeão ao argentino Juan Ignácio Queirel, com vice para o chileno Benjamin Fuenzalida Court e o terceiro lugar ficou com o agentino Dante Cittadini.  Confira aqui a súmula final.  

 

Ainda pelo Brasil na flotilha ouro Diogo Zabeu foi o 16º, João Emíllio Vasconcelos o 20º, Mateus Oliveira o 29º, Rafaella Sales a 30º, Guilherme Plentz o 31º, Martin Chao o 42º e Luan Souza o 43º. Na flotilha prata, João Pedro Tatsch foi o 5º, Tiago Monteiro o 8º, Lorenzo Bernd o 14º,  Daniela Luz a 16ª e Marina Hutzler a 41ª. Já na bronze, Renata Praseres foi a 15ª. Acompanharam a equipe o técnico Átila Pellin e o team leader Cássio Lutz do Canto.

Composta por 15 velejadores, a delegação ainda garantiu o vice-campeonato Sul-americano por equipes. A equipe brasileira BRA 1 composta por Gabriel Lopes, João Emílio Vasconcelos, João Pedro Tatsch, Tiago Quevedo e Tiago Monteiro é a vice-campeã sul-americana de Optimist por equipes 2015. O campeonato foi disputado na quarta-feira (16), no Peru, com a participação de 16 equipes. A equipe vencedora foi a ARG 1 da Argentina e em terceiro lugar ficou a CHI 1 do Chile. Quatro dos cinco velejadores vice-campeões — Gabriel Lopes e Tiago Quevedo do Veleiros do Sul, João Emílio e João Pedro, velejadores do Clube dos Jangadeiros — são gaúchos, comprovando o bom momento do Rio Grande do Sul na vela brasileira de base.