Volvo Race é a festa da vela em Itajaí
A Volvo Ocean Race prepara-se para deixar o Brasil, mas enquanto isso não ocorre os seus últimos dias em Itajaí andam bem agitados. Nesta sexta-feira houve uma conferência de imprensa com os sete comandantes e eles comentaram sobre algumas dificuldades na última perna, que além da mais longa, enfrentaram as agruras de velejar pelas latitudes mais ao sul e a passagem pelo Cabo Horn.
Mas agora na cabeça deles está a perna para Newport, nos Estados Unidos, e realmente é o que importa para as equipes. Eles dizem que não enfrentarão as duras condições de tempo da perna até o Brasil, mas preveem uma regata difícil porque a flotilha deverá velejar com os barcos muito próximos um do outro. Qualquer vacilo poderá causar uma perda grande de posições.
O Dongfeng Team, depois de ter o mastro quebrado e ter chegado a motor em Itajaí, já está velejando normalmente. Mas agora, um problema semelhante é do Mapfre que precisou tirar o mastro por problema numa parafuso que prende uma das cruzetas. Ele não chegou a participar das regatas Pro Am que estavam ocorrendo nesses dias. O conserto foi providenciado, mas como parafuso é também colado, a equipe de terra só poderá colocar o mastro de volta no barco na manhã deste sábado, antes da regata do porto que largará às 14 horas.
A Mapfre goza de grande simpatia por aqui, valendo-se muito do único velejador brasileiro da regata de volta ao mundo, o André Fonseca, Bochecha. Hoje recebeu mais uma visita de familiares e sempre muito solicitado pelas pessoas para fotos na Vila da VOR. Sua empatia cativa a todos. Ele foi o anfitrião para o grupo do Veleiros do Sul que foi conhecer o barco no píer.
Há tantos associados do VDS em Itajaí, que certamente é o clube de fora com mais representantes, além de também contar com associados que levaram os seus veleiros até local, como o Feitiço, Congere, e Tranquilo. Alguns até experimentaram a sensação de correr na tripulação do barco Brumel na regata Prom Am, como Daniel Mueller, Leandro Ries, junto com Lúcio e Daniel Glomb, outros estão a trabalho no evento, caso do juiz internacional Nelson Ilha. Definitivamente, a presença do VDS é marcante.
A Vila da Volvo Ocean Race está tomada por visitantes que desejam conhecer os barcos, e ver as inúmeras atrações em terra. O evento da Volvo é muito bem planejado e leva as pessoas a interagirem mais com a regata. E há diversos programas sociais desenvolvidos nas paradas, com escolas e ainda como o do time Alvimedica na área de saúde. Há diversão aliado ao esporte da vela e parafraseando Hemingway: “Itajaí é uma festa”.