VDS campeão absoluto do Sul-brasileiro de OP com Tiago Quevedo e Lucas Stolf. No Mundial, duas vagas para Flotilha Minuano
A Flotilha Minuano do Veleiros do Sul alcançou mais um grande marco neste sábado ao vencer o Sul-brasileiro de Optimist nas categorias Veterano e Estreante e também conquistar pela terceira vez consecutiva classificação para o Mundial de Optimist. O imbatível Tiago Quevedo arrebatou mais um troféu para o Clube enquanto Lucas Stolf conquistou a sua primeira vitória em um campeonato de Optimist. Tiago também venceu na Seletiva para participar do Mundial de Optimist que ocorrerá de 25 de agosto a 05 de setembro na Polônia. E pela segunda vez o Veleiros do Sul obtém duas vagas com o bicampeão brasileiro de Optimist Tiago Quevedo e com o campeão sul-americano de 2013 Gabriel Lopes.
Tiago e Lucas, campeões do Sul-Brasileiro de Optimist 2015
Conforme a organização, nos três dias de regatas a raia de Jurerê proporcionou ótimas velejadas aos atletas, com condições de nordeste de 10 a 14 nós. Entre os veteranos, o vice-campeão foi Tiago Monteiro, do Cabanga Iate Clube Pernambuco, que confirmou uma das cinco vagas na equipe brasileira que disputa o Mundial, e o terceiro colocado no Sul-Brasileiro foi Gabriel Kern, do Clube dos Jangadeiros. Ainda representa o Brasil no Mundial João Tatsch, do CDJ. A conquista de quatro das cinco vagas para o RS mostra a atual hegemonia dos gaúchos no Optimist.
Para Tiago Quevedo, o campeonato teve um gosto especial. "Esse foi um campeonato de superação. Tive dificuldades no segundo dia de regatas e fiquei triste. Mas levantei a cabeça e consegui melhorar dali em diante. Agradeço o Juan, nosso técnico, a toda a galera que esteve aqui conosco, desde os pais que nos deram motivação, ao Alan e Cássio e também ao VDS que sempre me apoia", comentou o multicampeão. Entre os veteranos, Gabriel Lopes foi protestado na última regata e terminou em 5º lugar. Nicolas Mueller foi o 38º e Gabriel Rimoli foi o 61º.
Nos Estreantes, a vitória não saboreada apenas pelo campeão Lucas Stolf, mas por toda a flotilha que apresentou um grande desempenho durante todo o campeonato e ainda conquistou mais um lugar no pódio com Pedro Amine. O pernambucano João Cardoso foi o vice-campeão com Pedro Amine absoluto em terceiro, Erick Carpes em quarto, Leonardo Caminha em 5º (com um segundo lugar em uma regata de hoje), Francisco Vecchietti Ruschel em 7º, Guilherme Becker de Araujo Santos em 8º, Alexandre Becker Santos em 11º, Felipe Varella Gouvêa em 13º e Luan Dulius encerrando em 17º.
O jovem campeão Lucas ficou radiante com a sua primeira conquista. "Foi muito legal porque é a minha primeira vitória. Durante o campeonato só fiquei um pouco preocupado com o pernambucano que oferecia perigo, mas foi tranquilo e tou muito feliz", disse Lucas. Confira aqui as súmulas finais.
Para a capitã Miriam Loch, o desempenho de equipe e a conquista tripla é fruto do trabalho comprometido de pais e velejadores da sua Flotilha Minuano. "Estou muito orgulhosa desse crescimento, o conjunto está forte e unido isso é o que está fazendo toda a diferença", comemora.
O Comodoro do Veleiros do Sul Eduardo Ribas festejou a vitória da Flotilha Minuano. "Estas conquistas são resultado do investimento constante na formação dos velejadores e suporte técnico e material. Esse investimento na Vela Jovem espelha a continuidade e o foco do trabalho das comodorias do Veleiros do Sul", afirma o comodoro.