Sul-americano de 420: regatas do dia suspensas e visita do presidente mundial da classe
O Campeonato Sul-americano da classe 420 teve uma pausa forçada devido ao mau tempo. Conforme a previsão meteorológica já indicava dias antes, o domingo seria de muita de chuva em Porto Alegre. A Comissão de Regatas decidiu pela suspensão das regatas e o Campeonato segue nesta segunda-feira a partir do meio-dia para a disputa das três últimas regatas.
Daniel Lombardi/Gabriel Siqueira (RJ) continuam na frente na classificação geral, enquanto Erick Belda/Rodrigo Dabos (SP) se mantiveram em segundo lugar com André Fiuza/Stephan kunath (SP) em terceiro e Thiago Ribas/Erik Hoffmann (VDS/RS) estão em quarto.
Após o cancelamento das regatas do dia, velejadores se reuniram com os juízes para um meeting sobre regras de vela.
Presidente Mundial da Classe chega ao Veleiros do Sul
O presidente mundial da classe 420 Nino Shmueli veio ao Veleiros do Sul para acompanhar a realização do Sul-americano de 420 e foi recebido pelo comodoro eleito Eduardo Ribas e pela esposa Carla Splettstosser.
Conforme Shmueli, a classe 420 é a principal base da vela olímpica e profissional. "A classe 420 é a grande base da vela de alto rendimento. E as pessoas têm uma ideia errada dela, acham que é a preparação para a 470. Mas isso não é verdade. Repare nos nomes dos velejadores do Nacra 17 em campanha olímpica, veja a FX, como a Martine Grael e a Kahena Kunze por exemplo. Elas foram campeãs mundiais de 420 e agora são campeãs mundiais na 49erFX."
"A 420 é a classe que dá o conhecimento, torna o velejador olímpico safo com suas técnicas e táticas. Veja também os grandes velejdores que estão na Volvo Ocean Race, na Extreme Sailing Series, todos tem background, investigue a base e você vai encontrar o 420", afirmou Shmueli, a principal liderança da classe 420 no mundo.