Dia de vento e boa disputa no Sul-americano da classe 420
O vento soprou com força no Guaíba no primeiro dia de disputa do Campeonato Sul-americano no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. As 20 tripulações precisaram de muita escora na borda para manter os barcos velejando. Ao término das três regatas realizadas nesta sexta-feira, a liderança do campeonato é da dupla Daniel Lombardi/Gabriel Nad Siqueira, do Rio de Janeiro. Em segundo estão Erick Belda/Rodrigo Dabos (SP) e em terceiro Pedro Zonta/Thomas Rodrigues (RS).
A intensidade do vento foi 15 nós com rajadas de 18 de direção sul. Nas pernas de través os barcos planavam nas ondas. As tripulações mais leves ou com pouca experiência na classe tiveram dificuldade nas regatas, alguns até capotaram na raia.
“As condições de tempo estavam boas para nós. O vento forte nos favorece porque somos mais pesados em relação à flotilha. Com isso obtivemos bons resultados hoje”, comentou o timoneiro Daniel Lombardi, 20 anos.
A dupla do Veleiros do Sul com Thiago Ribas e Erik Hoffmann está em quinto lugar na geral. O melhor resultado do dia foi a vice-colocação na segunda regata.
O Campeonato Sul-americano de 420 segue neste sábado com a disputa de mais três regatas a partir das 14 horas. Para domingo há alerta meteorológico de fortes tempestades na região Sul, o que poderá provocar uma parada no campeonato. O término é na segunda-feira. O Sul-americano conta com a participação de 20 barcos do RS, RJ e SP, Argentina e Chile.
Resultados completos