Começa o Sul-americano da classe 420 com vitória de Thiago Ribas e Tiago Quevedo
O Campeonato Sul-americano da classe 420 teve início nesta quinta-feira no Veleiros do Sul. O dia de sol forte e vento sul de intensidade média em Porto Alegre foi um bom presságio para disputa que reúne 21 tripulações do Brasil (RS, RJ e SP), Argentina e Chile. No início da tarde foi realizada um meeting com os velejadores para apresentação dos juízes da Argentina, Brasil, e Uruguai e as informações sobre a competição pela Comissão de Regatas.
Logo após a reunião os velejadores foram para a raia no rio Guaíba onde ocorreu a Regata de Abertura que é apenas um treino para o campeonato. A supertição de quem vence essa regata não ganha o campeonato não foi levado em consideração pela dupla gaúcha formada por Thiago Ribas e Tiago Quevedo, que correu na proa somente nesta prova. Em segundo, as argentinas Clara Videla e Sofia Videla e em terceiro os cariocas Leonardo Lombardi e Rodrigo Luz.
As medições dos barcos foram encerradas pelo membro da ISAF, medidor oficial da classe, o argentino Alexander Finsterbusch. No início da noite houve a cerimônia de Abertura do Sul-americano com a participação, de dirigentes da classe, do Veleiros do Sul e competidores, seguido de um coquetel de boas-vindas do evento. Nesta sexta-feira a competição começa para valer com a disputa de três regatas a partir das 14 horas.
Cerimônia de abertura: em nome do Veleiros do Sul, o comodoro eleito Eduardo Ribas deu as boas vindas às 21 tripulações presentes no campeonato. Os velejadores Sofia Videla (ARG), Tiago Quevedo (BRA) e Alejandro Natho (CHI) representaram seus países no hasteamento das bandeiras enquanto o vice-presidente da classe 420 no Brasil Leonardo Lombardi declarou o campeonato aberto. Após, foi realizado no Bar Náutico um coquetel de recepção.